UOL


São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CEARÁ

Número é quase o dobro do registrado no ano passado

Estado confirma 133 casos de dengue hemorrágica em 2003

DA AGÊNCIA FOLHA

O número de casos de dengue hemorrágica no Ceará neste ano já é quase o dobro do que foi notificado durante o ano passado inteiro no Estado. Foram confirmados 133 casos, com 12 mortes, mas ainda há outros 75 casos suspeitos e cinco mortes sob investigação.
Em 2002, o Ceará teve 71 casos de dengue hemorrágica, com nove mortes, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
O Estado é líder nacional em casos da doença, sendo o responsável por mais da metade das mortes por dengue. Segundo dados parciais da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), morreram de dengue no país 23 pessoas neste ano, com 230 casos no total.
A chamada dengue clássica também aumentou no Ceará -24% em relação ao mesmo período em 2002. Segundo a Funasa, foram notificados 21.027 casos (11.535 confirmações). A Vigilância Sanitária do Estado admite que o número pode ser maior.
O aumento é justificado pelo prolongamento das chuvas, criando mais poças d'água, onde o mosquito transmissor da doença deposita suas larvas.
O ministro Humberto Costa lançou anteontem, em Londrina (PR), uma campanha de controle permanente contra a dengue em todo o país.


Texto Anterior: Violência: Quadrilha rouba avião no Espírito Santo
Próximo Texto: Panorâmica - Saúde: Ministério vai divulgar balanço de UTIs
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.