São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GASTRONOMIA

Jordi Butrón, que tem restaurante-escola em Barcelona, apresentou pratos em São Paulo

Chef catalão desafia paladar sem usar sal

LUIZ CAVERSAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Sabores exóticos, combinações inusitadas, uma experiência gustativa em que tradicionais pratos salgados cedem lugar ao doce, ao cítrico, ao defumado. Essa é a proposta gastronômica do chef catalão Jordi Butrón, que apresentou ontem seu trabalho em jantar no Jockey Club de São Paulo, na abertura do festival Flamma 2004.
O restaurante-escola de Butrón em Barcelona, Espai Sucre, não serve pratos salgados, oferece combinações inusuais como sopa fria de chá e frutas, leite picante com cítricos e rúcula, biscoito de iogurte com tangerina e ruibarbo, pastel de queijo manchego, abacaxi e tomilho e sorvete de chocolate com iogurte e chá defumado, tudo combinado com especiarias e/ou castanhas. Estes pratos compuseram o jantar de ontem em São Paulo.
"As pessoas não vão ao meu restaurante para se alimentar, mas para vivenciar desafios ao paladar", disse Butrón, autêntico representante da linhagem que tem à frente seu conterrâneo Ferran Adrià, do restaurante El Bulli.

Pesquisa
A tendência de que eles fazem parte trabalha com a desconstrução dos cânones tradicionais da culinária, se valendo de experimentos químicos e programas de computador para obter novas consistências, como espumas, formas esculturais e contrastes de temperatura.
Em sua passagem pelo Brasil, Butrón deu aula na escola de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, fez questão de experimentar batidas com aguardentes diversas e também a tradicional feijoada do Bolinha. Hoje, segue para Salvador (BA), onde deverá tomar contato com a diversificada cultura culinária local, sobretudo com as frutas nordestinas.


Texto Anterior: Ciclone e frente fria derrubam termômetros a quase 0C no Sul
Próximo Texto: Indonésia: Só indulto pode livrar brasileiro da morte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.