São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECOMENDAÇÕES
PARA DIAS SECOS


1 Como reagir em casos de sangramento do nariz?
Deitar e tampar a região com algodão ou gaze levemente umedecida em vaselina líquida, soro ou água filtrada. Se o sangramento persistir, é preciso procurar ajuda profissional.

2 Como se precaver para evitar complicações?
Alérgicos, pessoas com sinusite, asma e conjuntivite, por exemplo, devem evitar exposição em ambientes com tráfego intenso de veículos. Hipertensos também podem sentir os efeitos de forma acentuada. Soro fisiológico, inaladores, umidificadores e até soluções caseiras como a toalha molhada no quarto ajudam.

3 Como evitar que os bichos sejam afetados?
Água fresca sempre. Diminuir o ritmo de atividades físicas e evitar horário de calor intenso.

4 Animais com pelos longos sofrem mais?
Sim. Vale escovar para tirar pelos excedentes e evitar que mais sujeira se acumule, dificultando a respiração. É interessante tosar e limpar os olhos com água filtrada.

5 Como identificar os sintomas nos animais?
Secreção nos olhos, tosse e espirros continuados são sinais de que um veterinário deve ser procurado. Nariz seco ou úmido não quer dizer nada.


Fontes: Eduardo Algranti, presidente da comissão de doenças respiratórias ambientais da Sociedade Brasileira de Pneumologia, e Tisiologia e Maria Anete Lallo, especialista em animais de pequeno porte.


Texto Anterior: Foco: Pedreiro do sertão não sofre com secura
Próximo Texto: EUA anulam pena de prisão perpétua para 2 brasileiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.