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ENSINO FUNDAMENTAL
Cerca de 10% das escolas adotam sistema
Ciclo de aprendizagem abrange 23% dos alunos matriculados
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O sistema de ciclos de aprendizagem, também conhecido como
progressão continuada, abrange
23% das matrículas do ensino
fundamental no país.
Isso significa que, do total de 36
milhões de alunos matriculados,
8,2 milhões estão em escolas que
adotaram o método.
Normalmente no sistema de ciclos o aluno do ensino fundamental estuda durante quatro ou dois
anos sem reprovação.
Não há separação por série e
sim uma divisão de conteúdo da
disciplina. Nesse sistema também
é feito reforço escolar, em caso de
necessidade, e atividades de
acompanhamento.
Esses dados fazem parte de um
levantamento inédito divulgado
ontem pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e feito com base em dados do Censo Escolar de 1999.
No total, 18.370 escolas de 23 Estados e do Distrito Federal adotaram o sistema de ciclos, o que corresponde a cerca de 10% dos
183.400 estabelecimentos das redes pública e privada de ensino
fundamental. Outras 13.800 unidades adotaram um método híbrido, que mistura os sistemas de
ciclos e seriado.
No total, o censo detectou o sistema híbrido em 24 Estados e em
7,6% das escolas do país que oferecem ensino fundamental.
A região Sudeste foi a que apresentou maior percentual da rede
de ensino com a progressão continuada -41,6% das 37.900 escolas. Isso representa 59,3% das matrículas.
Nas outras regiões do país, o
percentual não ultrapassou 4%
do total da rede de ensino e das
matrículas de cada área.
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