São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2000

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ENSINO FUNDAMENTAL
Cerca de 10% das escolas adotam sistema
Ciclo de aprendizagem abrange 23% dos alunos matriculados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O sistema de ciclos de aprendizagem, também conhecido como progressão continuada, abrange 23% das matrículas do ensino fundamental no país.
Isso significa que, do total de 36 milhões de alunos matriculados, 8,2 milhões estão em escolas que adotaram o método.
Normalmente no sistema de ciclos o aluno do ensino fundamental estuda durante quatro ou dois anos sem reprovação.
Não há separação por série e sim uma divisão de conteúdo da disciplina. Nesse sistema também é feito reforço escolar, em caso de necessidade, e atividades de acompanhamento.
Esses dados fazem parte de um levantamento inédito divulgado ontem pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e feito com base em dados do Censo Escolar de 1999.
No total, 18.370 escolas de 23 Estados e do Distrito Federal adotaram o sistema de ciclos, o que corresponde a cerca de 10% dos 183.400 estabelecimentos das redes pública e privada de ensino fundamental. Outras 13.800 unidades adotaram um método híbrido, que mistura os sistemas de ciclos e seriado.
No total, o censo detectou o sistema híbrido em 24 Estados e em 7,6% das escolas do país que oferecem ensino fundamental.
A região Sudeste foi a que apresentou maior percentual da rede de ensino com a progressão continuada -41,6% das 37.900 escolas. Isso representa 59,3% das matrículas.
Nas outras regiões do país, o percentual não ultrapassou 4% do total da rede de ensino e das matrículas de cada área.


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