São Paulo, quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anac parada é bom para "sossegar um pouco", diz Jobim

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em campanha para concluir as mudanças na direção da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o ministro Nelson Jobim (Defesa) disse ontem que o fato de a agência ter hoje apenas uma das cinco diretorias preenchidas é bom. "Está paralisada, o que é bom também, [para] sossegar um pouco", afirmou.
Pressionados ou acusados de irregularidades, quatro dos cinco diretores da Anac já deixaram o posto desde que Jobim assumiu o ministério com carta-branca do presidente Lula.
O único que resiste é o diretor-presidente, Milton Zuanazzi, que não quer deixar o posto de forma acuada. A expectativa de Jobim é que Zuanazzi se retire ainda esta semana, mas ele já disse a amigos que só pretende deixar o cargo após o Senado aprovar o nome de pelo menos três novos diretores. Até ontem só foram indicados dois.
Com menos de três dirigentes desde 6 de setembro, a agência não pode realizar reuniões de diretoria, onde são feitas deliberações como aprovação de normas de segurança ou concessão de linhas. Porém, em situações de urgência e relevância, Zuanazzi pode deliberar, mas as ações ficam pendentes de aprovação posterior.
A "acefalia" da Anac, porém, não impede o funcionamento da rotina, comandado pelo segundo escalão, formado por seis superintendências ocupadas por pessoal de perfil técnico, alguns deles antigos integrantes do DAC (Departamento de Aviação Civil). O ministro Walfrido dos Mares Guias (Relações Institucionais), padrinho político de Zuanazzi, informou anteontem a Jobim da intenção de Zuanazzi de não renunciar agora.
Jobim já anunciou publicamente três nomes para ocupar as vagas: o brigadeiro Allemander Pereira, a economista Solange Vieira e o advogado e também economista Marcelo Pacheco Guaranys. O primeiro já foi sabatinado pelo Senado, mas ainda não foi aprovado pelo plenário devido aos conflitos políticos envolvendo Renan Calheiros (PMDB-AL). (MARIA LUIZA RABELLO)


Colaborou LEILA SUWWAN , da Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Infraero: CGU decide demitir diretor da estatal por enriquecimento ilícito
Próximo Texto: Foco: Lula afirma ter "pequena deficiência" e promete investimento em inclusão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.