São Paulo, sábado, 27 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

AGU pede que garoto volte a pai americano

UIRÁ MACHADO
COORDENADOR DE ARTIGOS E EVENTOS
CRISTINA LUCKNER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A AGU (Advocacia Geral da União) ajuizou ontem uma ação na Justiça Federal do Rio para pedir que um menino de oito anos, trazido ilegalmente ao Brasil em 2004, seja devolvido ao seu pai, que mora nos EUA. A criança foi trazida ao país pela mãe brasileira, morta em agosto.
A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República disse ontem em nota que a manutenção da criança no país desrespeita a convenção de Haia de 1980 -tratado internacional sobre seqüestro de crianças.
Como a Folha revelou, a Justiça impediu o pai americano, que estava no Brasil até a última semana, de ver o filho. Segundo o juiz Ricardo Campos, da 2ª Vara da Família do Rio, não seria de "interesse do menor a repentina visitação do pai biológico".
Desde a morte da mãe por complicações no parto do segundo filho, o menino está com o padrasto, que conseguiu liminar para ter a guarda da criança.
A reportagem procurou os advogados do padrasto, que se recusaram a comentar o assunto, dizendo que o processo corre em segredo de Justiça.


Texto Anterior: Suspeito de integrar "gangue da marcha a ré" é detido
Próximo Texto: Seqüestro: Empresário é solto depois de 49 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.