São Paulo, sábado, 27 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Justiça manda tirar do ar jogo com profeta

DA FOLHA RIBEIRÃO

A pedido de um grupo muçulmano, a Justiça de Barretos (423 km de SP) determinou que fosse retirado do ar, em 48 horas, um jogo virtual em que os participantes escolhem deuses ou figuras religiosas históricas para lutarem entre si, entre eles o profeta Maomé, líder máximo do islamismo.
Sob a alegação de que o jogo atinge a imagem de Maomé, ao colocá-lo como personagem de combate contra divindades de outras religiões, o advogado e presidente da Mesquita Muçulmana de Barretos, Girrad Mahmoud Sammour, acionou a Justiça pedindo indenização por dano moral e a exclusão do jogo das páginas do UOL, que o abrigava.
O juiz Carlos Fakiani Macatti, responsável pela decisão, vai analisar o mérito da ação e decidir sobre a indenização. O jogo "Faith Fighter" ("Lutadores da Fé") mostra como opções de lutadores Jesus Cristo, Maomé e Buda, entre outros.
A ação foi movida contra o UOL, que abriga o site Click Jogos, que disponibilizava o game -ele foi retirado do ar. "Eu entendo o ponto de vista deles [muçulmanos], por isso, retiramos sem questionamentos e não vamos recorrer", disse Andreas Diegues Reidl, responsável pela empresa ClickFoo Atividades de Internet Ltda., dona do Click Jogos.
O UOL informou que não tem responsabilidade sobre o conteúdo do Click Jogos. A Folha encontrou o jogo disponível, inclusive para download, em outros portais, nacionais e estrangeiros.


Texto Anterior: Rio: Cai total de vítimas de balas perdidas
Próximo Texto: Acidente: Funcionário da TV Globo é atropelado na zona sul, em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.