São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁPOLIS
50% dos portadores heterossexuais de HIV são caminhoneiros ou viúvas deles

Metade dos pacientes heterossexuais portadores do vírus HIV em Anápolis (GO) é composta por caminhoneiros e viúvas de caminhoneiros. Essa é a conclusão de pesquisa realizada pelo Programa DST/Aids da cidade.
Com 280 mil habitantes, Anápolis é a segunda cidade com maior número de casos notificados em Goiás, ficando atrás somente da capital, Goiânia.
Dos 42 pacientes em tratamento atualmente em Anápolis, oito são caminhoneiros e quatro, viúvas de caminhoneiros.
O coordenador do programa DST/Aids de Anápolis, Marcelo Cecílio Daher, atribuiu o elevado índice de soropositivos entre os caminhoneiros ao fato de a cidade ter um grande pólo atacadista. Ele disse que a ONG Oásis tem uma proposta, que foi encaminhada ontem ao Ministério da Saúde, que será desenvolvida com a coordenação do programa. "Nós vamos treinar os frentistas para distribuir folhetos alertando que as mulheres que estão ali (a maior parte dos programas com prostitutas é feita nos postos) podem ter o HIV." Além disso, "é difícil convencer os caminhoneiros a usar preservativo". (DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Ribeirinhos saqueiam alimentos e bebidas de carretas que afundaram em rio do Pará
Próximo Texto: Hoje é último dia para matrículas na Univap
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.