São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TREINAMENTO

Bombeiros simulam acidente com avião na Barra Funda

DO "AGORA"

Dez anos após o acidente da TAM no Jabaquara (zona sul), que deixou 99 mortos, equipes de resgate simularam ontem em São Paulo a queda de um avião em área urbana e o socorro.
Uma réplica de aeronave, de 24 metros, feita de ferro e espuma, foi derrubada sobre uma cidade cenográfica com seis miniquarteirões, numa área de 2 mil m2 no Centro de Treinamento da Telesp, na Barra Funda (zona oeste).
A área construída tinha cinema, minishopping, oficina mecânica, posto de gasolina com combustível e cinco carros doados por montadoras. Tudo explodiu com a queda do falso avião, que tinha combustível.
A réplica foi erguida por um guindaste a uma altura de cerca de 30 m. Por meio de uma tirolesa (corda suspensa), desceu até se chocar com a cidade cenográfica.
Segundo o comandante Celso Scheffer, do Corpo de Bombeiros, o socorro aos 20 passageiros e cinco tripulantes chegou quatro minutos depois. Após outros cinco minutos, a primeira vítima já estava no hospital.
De acordo com o médico Pedro Jair Rosolem, diretor estadual do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), o maior objetivo era treinar e avaliar o atendimento simultâneo feito por equipes de resgate de diferentes órgãos a vítimas de grandes catástrofes.
A operação começou às 12h e durou quase uma hora. Participaram cerca de 400 homens das forças públicas de segurança e de saúde.


Texto Anterior: Zilda Arns diz que vai deixar a Pastoral no ano que vem
Próximo Texto: Grupo de turistas é assaltado no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.