São Paulo, sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grandino adia posse e muda sede da reitoria

Novo reitor da USP assumiria ontem, mas só tomará posse em 25 de janeiro; administração voltará para o prédio da Antiga Reitoria

Grandino quer fazer um período de transição com a equipe da atual reitora, Suely Vilela; até a posse, vice-reitor exerce o cargo

FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL

O novo reitor da USP, João Grandino Rodas, decidiu ontem adiar a sua própria posse e transferir a administração da universidade para o prédio chamado de Antiga Reitoria.
A administração central ocupou o prédio até o regime militar, quando passou para a nova reitoria. Os dois edifícios estão ao redor da praça do Relógio, na Cidade Universitária (zona oeste de São Paulo).
Grandino quer que o prédio que hoje abriga a reitoria seja destinado à moradia estudantil, finalidade inicial de quando foi construído. A transição será feita por partes, mas o reitor já assumirá na nova sede.
No prédio da Antiga Reitoria, de oito andares, hoje funcionam setores de comunicação da universidade, que serão realocados. No local, trabalham 800 funcionários -menos do que tem a reitoria (1.035). O prédio está sendo reformado.
"A Antiga Reitoria é um local histórico, tem um grande valor simbólico. E também será importante resgatar a finalidade inicial do prédio chamado de Nova Reitoria, que é a de moradia estudantil", disse Grandino.
O reitor também decidiu que assumirá o cargo oficialmente só em 25 de janeiro. Ele deveria ter ocupado o posto ontem.
O novo reitor foi nomeado pelo governador José Serra (PSDB) no último dia 12. Grandino foi o segundo nome na lista tríplice, encabeçada por Glaucius Oliva.
Pela primeira vez desde 1981, o primeiro colocado na eleição não foi o escolhido.
Grandino quer fazer um período de transição com a equipe da atual reitora, Suely Vilela.
Até a posse, o cargo será exercido pelo atual vice-reitor, Franco Maria Lajolo. Grandino chefiará a Comissão de Transição, com seis professores.
Em protesto ao novo reitor, um grupo de cerca de 20 alunos invadiu a Antiga Reitoria, após uma passeata pela USP.
Eles foram ao sexto andar do prédio, onde ficará o gabinete de Rodas, mas não encontraram nada, já que o local está em reforma. Depois de alguns minutos, deixaram o prédio.


Texto Anterior: Gioconda Marigliani Orlando (1915-2009): A professora de piano amou uma outra SP
Próximo Texto: Análise: O plano original da Cidade Universitária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.