São Paulo, sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

O plano original da Cidade Universitária

PAULO BRUNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O plano original da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira previa um "core" central, isto é, um centro cívico, que reuniria ao seu redor o setor administrativo, com a reitoria, o auditório, a Biblioteca Central, museus, habitações para estudantes e o centro social.
O edifício que hoje conhecemos como Reitoria Velha foi projetado pelo engenheiro Ernesto de Souza Campos em 1949, com oito pavimentos.
Com pouca profundidade e muitos corredores, não era um edifício eficiente e, como escreveu Miguel Reale, "destoava das linhas arquitetônicas modernas dos demais edifícios".
Coube ao reitor Ernesto Leme transferir a reitoria da rua Helvécia para o campus. O centro social projetado pelos arquitetos Rino Levi e Roberto Cerqueira Cesar em 1962 seria um equipamento estratégico para que não se perdesse a urbanidade da vida universitária com a transferência para o então longínquo campus do Butantã.
Desse belo projeto foi construída, em outra posição, apenas a torre do relógio. Dessa época é o projeto dos alojamentos estudantis, obra do arquiteto Eduardo Kneese de Mello.
O "core" permaneceu um terreno vazio até recentemente, quando foi ajardinado. Em 1964, dois edifícios do conjunto de habitações foram demolidos para dar lugar a uma avenida monumental centrada na reitora, que perdeu suas funções, tendo o reitor transferido a administração para o atual conjunto de anexos térreos.
O novo reitor da USP, João Grandino Rodas, pretende com seu gesto retornar ao projeto original, dando um elevado valor simbólico ao prédio da reitoria. Além de reformá-lo, seria extremamente prudente que o centro social e os museus originalmente previstos também fossem construídos, de forma a ter novamente um "core" urbano e, ao mesmo tempo, cívico e simbólico.


PAULO BRUNA é arquiteto e professor titular da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo)


Texto Anterior: Grandino adia posse e muda sede da reitoria
Próximo Texto: Professores de SP aprovam greve para 2010
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.