São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

22 são resgatados de presídio em SP

CLAUDIO LIZA JUNIOR
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

Vinte e dois presos da Penitenciária 3 de Hortolândia (119 km de SP), que abriga detentos de alta periculosidade, foram resgatados na madrugada de ontem.
Na operação, realizada por volta da 1h, os detentos serraram as grades de uma cela, cortaram o alambrado que separava a área externa e escalaram o muro de dez metros localizado nos fundos da penitenciária.
A fuga foi observada por apenas um PM que fazia a segurança externa do presídio. Um corte de energia, ocorrido entre 20h e 1h, teria facilitado o resgate.
De acordo com a PM, o policial chegou a disparar um tiro de advertência ao observar a movimentação dos presos nas imediações do muro. O tiro foi revidado por rajadas de metralhadora.
Dois carros da polícia foram acionados para dar apoio, mas chegaram após a fuga dos presos.
Essa foi a segunda operação registrada pelo presídio em três meses. Em outubro, 13 detentos foram resgatados da mesma forma que os detentos que escaparam ontem. Só um foi recapturado.
Segundo o coronel do 19º Batalhão de PM de Americana, Osmar Sabbatini, responsável pela área de Hortolândia, três policiais militares estavam na penitenciária no momento da fuga.
Tanto a PM quanto a direção da detenção abriram sindicâncias internas para apurar possíveis responsabilidades de policiais e funcionários no caso.
O diretor da penitenciária, Caio Duarte de Oliveira, disse que pediu reforço da PM para fazer a segurança externa no final do ano, mas não obteve resposta.
"A gente fica até constrangido de ver fugas como essa, mas estamos fazendo o possível para manter um esquema de segurança adequado", disse o diretor.


Texto Anterior: Violência: Rebeladas fazem 8 funcionárias reféns
Próximo Texto: Panorâmica - Estradas: Número de mortos nas rodovias de SP no Natal chega a 69 e supera o ano passado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.