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Secretário da Educação quer mudar currículo
DA REPORTAGEM LOCAL
A prefeita eleita Marta Suplicy
(PT) confirmou ontem o nome de
Fernando José de Almeida para a
Secretaria Municipal da Educação. Almeida é professor do curso
de pós-graduação em educação
da PUC (SP), com ênfase no estudo dos currículos, e defendeu a reforma no currículo das escolas.
Ele é também um estudioso do
impacto das novas tecnologias no
ensino e já prestou consultoria
para o governo do Estado sobre
formação de professores.
Seu perfil é o de um acadêmico,
sem filiação partidária. Na primeira coletiva à imprensa, ele não
apresentou propostas práticas para sua área: "Aceitei o convite há
três dias e preciso montar uma
equipe para propor mudanças".
Almeida afirmou que vai dar
prioridade à valorização salarial e
acadêmica dos professores e que
buscará soluções a curto e médio
prazo para a falta de vagas nas
creches e pré-escolas.
"Vamos discutir com todos os
setores. Nada será imposto de cima para baixo", disse. Ele defende
que o currículo das escolas seja
menos segmentado, para que o
aluno tenha prazer em ir à aula.
O futuro secretário reconheceu
que o problema mais emergencial
a ser enfrentado no município é a
transferência de alunos de quatro
a seis anos matriculados em creches em período integral, que, pela lei, teriam de ser transferidos
para pré-escolas.
"Conversei hoje (ontem) com o
secretário de Bem-Estar Social,
que me apresentou quatro propostas para esse problema. Vamos sugerir outras para que, até 7
de janeiro, a situação fique definida, sem prejuízo às mães e às
crianças", disse o futuro secretário.
Entre as propostas em discussão até agora estão a ampliação do
atendimento de algumas entidades sociais conveniadas e a utilização, pela prefeitura, de escolas
estaduais que não tenham atividades nos três turnos.
A prefeita eleita Marta Suplicy
afirmou na entrevista que está
conversando com a iniciativa privada e com outros níveis de governo para implementar um projeto de informatização das escolas
e de realização de atividades extracurriculares no ambiente escolar fora do horário de aula.
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