São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário da Educação quer mudar currículo



DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeita eleita Marta Suplicy (PT) confirmou ontem o nome de Fernando José de Almeida para a Secretaria Municipal da Educação. Almeida é professor do curso de pós-graduação em educação da PUC (SP), com ênfase no estudo dos currículos, e defendeu a reforma no currículo das escolas.
Ele é também um estudioso do impacto das novas tecnologias no ensino e já prestou consultoria para o governo do Estado sobre formação de professores.
Seu perfil é o de um acadêmico, sem filiação partidária. Na primeira coletiva à imprensa, ele não apresentou propostas práticas para sua área: "Aceitei o convite há três dias e preciso montar uma equipe para propor mudanças".
Almeida afirmou que vai dar prioridade à valorização salarial e acadêmica dos professores e que buscará soluções a curto e médio prazo para a falta de vagas nas creches e pré-escolas.
"Vamos discutir com todos os setores. Nada será imposto de cima para baixo", disse. Ele defende que o currículo das escolas seja menos segmentado, para que o aluno tenha prazer em ir à aula.
O futuro secretário reconheceu que o problema mais emergencial a ser enfrentado no município é a transferência de alunos de quatro a seis anos matriculados em creches em período integral, que, pela lei, teriam de ser transferidos para pré-escolas.
"Conversei hoje (ontem) com o secretário de Bem-Estar Social, que me apresentou quatro propostas para esse problema. Vamos sugerir outras para que, até 7 de janeiro, a situação fique definida, sem prejuízo às mães e às crianças", disse o futuro secretário.
Entre as propostas em discussão até agora estão a ampliação do atendimento de algumas entidades sociais conveniadas e a utilização, pela prefeitura, de escolas estaduais que não tenham atividades nos três turnos.
A prefeita eleita Marta Suplicy afirmou na entrevista que está conversando com a iniciativa privada e com outros níveis de governo para implementar um projeto de informatização das escolas e de realização de atividades extracurriculares no ambiente escolar fora do horário de aula.


Texto Anterior: Renda mínima será o 1º programa de Marta
Próximo Texto: Pitta usou verba do setor para obras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.