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foco
Nova geração de músicos canta São Paulo com sarcasmo e melancolia
GUSTAVO FIORATTI
DA REVISTA DA FOLHA
Se os jovens compositores
que povoam São Paulo não
admirassem tanto Adoniran
Barbosa, Itamar Assumpção
e Caetano Veloso, a cidade
talvez encontraria alguma
redenção. Mas não.
Em suas canções, eles continuam reproduzindo o mesmo sentimento de desajuste
que permeia clássicos como
"Trem das Onze" e "Sampa".
Um exemplo de alusão recente à metrópole está nos
versos de "As Papelarias do
Itaim", do baixista e pianista
Manu Maltez, 32: "Foi lá que
eu cresci/ contra minha vontade". Ok, vai falar assim de
Copacabana...
Mais uma vez, a distância é
um obstáculo que tece seus
caminhos tortuosos. O sambista Rodrigo Campos, 32
-que, há seis anos, trocou
São Mateus (zona leste) por
Pinheiros (zona oeste)- conhece bem a dificuldade de
morar "depois de onde o
vendo faz a curva".
Sua canção "Rua Três"
traz a atmosfera de um lugar
duplamente distante: São
Mateus não só pende num
extremo da zona leste mas
também fica cada vez mais
apagada na memória de um
personagem que passou a infância ali e está voltando para um funeral.
A letra é fictícia até certo
ponto. Rodrigo nunca precisou voltar a São Mateus para
chorar seus mortos. Mas,
num rolê pela região, aponta
um bairro transformado, em
que algo se perdeu: "Esses
prédios não existiam, tudo
isso era um terreno baldio,
essa rua era de terra".
Da nova geração, a pernambucana Lulina é quem
arrisca algum sarcasmo. Sua
"Balada do Paulista" é uma
crônica debochada, que embarca no uso desmedido de
gírias. A compositora conta
que o refrão grude "Puta,
meu, tipo, nossa, cara, então"
foi inspirado em um amigo
paulistano que proferiu uma
série de interjeições deste tipo. "Eu falei: "Peraí, cara, repete o que você falou'".
E mais uma vez, uma São
Paulo poética (para não dizer patética) virou canção.
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