São Paulo, sábado, 28 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inmet prevê chuvas em abril

da Reportagem Local

Não deverá chover nas áreas onde estão os principais focos de incêndio de Roraima nos próximos seis dias, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
De acordo com o instituto, entretanto, as chuvas que podem acabar com o incêndio deverão ocorrer ainda na primeira quinzena de abril.
As previsões são de que chova cerca de 60% da média normal do mês, de 120 milímetros. Essa quantidade de chuva, apesar de inferior à média, deverá ser suficiente para acabar com o fogo.
De acordo com Francisco Assis, diretor do Inmet em Brasília, "duas ou três chuvas fortes, de cerca de 20 mm, podem acabar com o incêndio".
Para o diretor do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto de Pesquisas Espaciais), Carlos Nobre, não há como prever se haverá mesmo chuvas na primeira quinzena de abril.
"O normal é a ocorrência de chuvas nessa época, mas neste ano há o fenômeno El Niño e não há como prever", diz Nobre.
O El Niño, considerado o mais forte do século, já foi responsável pela estação seca mais intensa já registrada no Estado.
De setembro a março, choveu apenas 30 milímetros em Boa Vista. O valor corresponde a apenas 8% da média normal do período, de 402 milímetros.
Em fevereiro, o Inmet registrou apenas 10 milímetros de chuvas em Boa Vista. (ANDRÉ MUGGIATI)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.