São Paulo, quinta-feira, 28 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

10º caso de gripe suína do Brasil é confirmado no Rio

Paciente, que não teve identidade divulgada, encontra-se isolado no hospital Clementino Fraga Filho e passa bem

Segundo o Ministério da Saúde, doente esteve nos EUA; dos outros 9 casos, 1 continua em isolamento e os demais estão curados


DENISE MENCHEN
DA SUCURSAL DO RIO

O Ministério da Saúde confirmou ontem mais um caso de gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, no Brasil. Com isso, o país soma dez contaminações pela doença.
O paciente, que não teve identidade nem idade reveladas, está internado em isolamento no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio, e passa bem.
De acordo com nota do ministério, o paciente viajou para os Estados Unidos no dia 14 e retornou ao Brasil no dia 21. Um dia depois, começou a apresentar tosse seca, dor de cabeça, mal estar e febre, sintomas característicos da doença.
No dia 24, procurou o serviço médico e começou a receber tratamento.

Estados
Os dez casos confirmados da doença estão espalhados por cinco Estados. O Rio é o Estado com o maior número de casos (4), seguido por São Paulo (3), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).
Segundo o Ministério da Saúde, os oito primeiros pacientes diagnosticados com a doença já estão curados e não inspiram cuidados médicos.
O nono paciente a ter a gripe confirmada, um homem de 39 anos que tinha estado em Nova York, segue em isolamento domiciliar em São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, seu quadro geral é bom.
O ministério afirma que monitora todas as pessoas que travaram contato próximo com esses pacientes.
Para o governo, não há evidências da transmissão do vírus em território brasileiro.
Até agora, apenas dois dos pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado não tinham estado fora do país.
Foi o caso de um estudante carioca e de sua mãe, que contraíram o vírus depois de o primeiro ter encontrado um amigo que tinha se contaminado no México mas ainda não suspeitava da doença.
Além dos dez casos confirmados no Brasil, há outros 16 considerados suspeitos e 19 em monitoramento.
Até agora, foram descartadas 315 suspeitas de contaminação.
Segundo balanço de ontem da Organização Mundial da Saúde, 48 países haviam reportado 13.398 casos da gripe, incluindo 95 mortes, a maioria delas no México.


Texto Anterior: Chuvas: Ao menos 35 já morreram no nordeste
Próximo Texto: Alerta em maço afeta fumante, diz pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.