UOL


São Paulo, sábado, 28 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETRATOS DO BRASIL

Na região metropolitana, 11,2% dos moradores saem da cidade para trabalhar ou estudar em outro município, segundo o IBGE

População flutuante em SP chega a 1,2 mi

DA SUCURSAL DO RIO

Na região metropolitana de São Paulo, 1,2 milhão de pessoas, ou 11,2% da população, saem quase que diariamente do município onde residem para trabalhar ou estudar em outra cidade.
Essa realidade, calculada pela primeira vez pelo IBGE, é encontrada também em número significativo na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde 826 mil pessoas, ou 13,6% dos moradores, se deslocam de seus municípios de domicílio. Em todo o país, esse número é de 7,4 milhões de brasileiros, ou 6,7% da população.
"Os fluxos altíssimos acontecem em cidades altamente interligadas, como as que compõem as regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo", afirma o pesquisador Wolney Menezes, do Departamento de Geografia do IBGE.
São Gonçalo, no Grande Rio, tinha em sua população 149 mil pessoas que trabalhavam em outra cidade e lidera entre as cidades brasileiras. Nova Iguaçu, na mesma região, é a segunda, com 139 mil. A terceira é Osasco (Grande SP), com 117 mil pessoas. São Paulo também apresenta um número grande: 114 mil paulistanos.
A maioria (72,1%) dos brasileiros que se deslocam para outro município faz para trabalhar. Os que estudam são 18,1% e os que trabalham e estudam, só 9,8%.
São casos como o do porteiro Geraldo dos Santos Júnior, 21, gasta uma hora e meia para chegar ao trabalho. Ele mora em Francisco Morato e trabalha em São Paulo, no bairro de Pirituba. Santos está entre os 1,2 milhão de pessoas que realizam movimento pendular na Grande SP.
Santos explica que passa somente meia hora no trem. O problema é que anda uma hora a pé para economizar. Caso contrário, gastaria um quarto do salário com transporte. De ônibus, levaria duas horas e lhe sairia mais caro, cerca de R$ 180 por mês, contra os R$ 60 que gasta.


Colaborou a Reportagem Local


Texto Anterior: Retratos do Brasil: Brasileiro vive 1/5 de sua vida sem qualidade
Próximo Texto: Dados vêm do Censo 2000
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.