UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franco da Rocha tem 15ª rebelião

DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA RIBEIRÃO

O complexo da Febem em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, registrou ontem a 15ª rebelião neste ano -uma média de uma a cada 15 dias. Internos da unidade 31 fizeram cinco funcionários reféns. A rebelião durou quatro horas, mas ninguém ficou ferido.
Cerca de 70 adolescentes de duas alas subiram no telhado da unidade às 13h de ontem. Os guardas responderam com balas de borracha. Os internos fizeram cinco funcionários reféns -dois foram libertados em seguida- para usar como escudo. A rebelião acabou às 17h de ontem.
Segundo a assessoria da Febem, os rebelados pediram o afrouxamento das regras, inclusive com a possibilidade de visita íntima. A reivindicação, porém, não será atendida.
A associação de mães de internos e a Promotoria da Infância e Juventude, no entanto, afirmam que as constantes rebeliões são motivadas por maus-tratos e tortura de adolescentes praticadas por funcionários da fundação.
O complexo de Franco da Rocha concentra 32% das 46 rebeliões registradas pela Febem em todo o Estado de São Paulo. O governo paulista promete fechar a unidade 30 até o final do mês e a unidade 31, até o final do ano.

Ribeirão Preto
Menos de um mês após sete internos serem resgatados da Febem de Ribeirão Preto, outros 19 adolescentes fugiram da unidade no início da noite de anteontem. A fuga aconteceu por volta das 18h40, quando os 103 internos estavam no pátio.
Armados com estiletes, pedaços de ferro e paus, os internos renderam quatro funcionários e fugiram pela entrada principal da unidade, de acordo com a assessoria de imprensa da Febem.
Dos 19 fugitivos, a polícia conseguiu recapturar quatro na madrugada de ontem.


Texto Anterior: Febem: Tráfico já é a 2ª causa de internação em SP
Próximo Texto: Dos adolescentes traficantes, 24% são da capital
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.