São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artes marcam história do centro

DA REPORTAGEM LOCAL

O Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza tem sua história entrelaçada com a das artes plásticas. Construído na década de 20, o casarão onde está instalado pertenceu a Tarsila do Amaral, que o doou ao Estado.
Segundo Luise Crishian, a escolha por um leilão de obras de arte como forma de angariar fundos foi coincidência.
"Sou artista plástica e resolvi doar 30 telas minhas para ajudar o centro. Antes, fazíamos bazares de quinquilharias, o que dava muito trabalho e um lucro mínimo", conta Luise.
Como não tinham experiência em leilões, convidaram o leiloeiro Luís Fernando Dutra, que ofereceu os seus serviços gratuitamente. "Ele me disse que as minhas telas dariam pouco dinheiro e aconselhou a pedir doações a artistas consagrados."
Em oito meses, Luise conseguiu doações de artistas como Thomie Ohtake, Cláudio Tozzi, Aldemir Martins e Sérgio Romagnolo.
A artista plástica afirmou que, de 170 pedidos, somente 3 artistas negaram doar alguma obra. Segundo ela, "alguns chegaram a doar cinco, seis obras."
A organização do leilão ainda não sabe quanto poderá ser arrecadado. "A maioria dos trabalhos é gravura, que tem um valor de mercado menor."
A verba arrecadada, no entanto, já tem destino certo -servirá para financiar uma reforma no casarão que abriga o centro.
O leilão será realizado na sede do Dutra Leilões, na avenida Brasil, 649 (tel. 0/xx/11/887-3234).



Texto Anterior: Segundo diretor, USP privilegia as pesquisas
Próximo Texto: Panorâmica: "Aborto não é pecado", prega campanha conduzida por mulheres católicas da AL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.