São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIME NA INTERNET

Fotos mostram casais em encontros íntimos

Diretoria da FGV pede apuração sobre imagens de festa da escola

BRUNO LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL

A polícia abriu inquérito para apurar quem são os responsáveis por fotografar participantes da festa à fantasia do Diretório Acadêmico da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em 7 de setembro, e por divulgar as fotos na internet. A investigação foi pedida pela direção da escola para verificar se houve crime de difamação contra a instituição.
As fotos mostram casais em um espaço denominado "Cantinho do Amor", reservado pelos organizadores da festa para encontros íntimos. Vários sites foram criados para exibir e comentar as fotos, também divulgadas por e-mails. Em algumas imagens, é possível identificar os jovens.
"Não foi um acontecimento da escola, mas a escola ficou profundamente ofendida e chocada. Queremos saber quem provocou esses danos", disse o diretor da instituição, Francisco Mazzucca.
Segundo ele, uma comissão interna realiza sindicância para apurar se há envolvimento de alunos. "Transgrediu-se um dos códigos mais sérios dessa escola, o código de ética. Se houver alunos envolvidos, vão pagar por isso." A escola tem cerca de 10 mil alunos -cerca de 1.600 na graduação.
O advogado do diretório acadêmico, Luiz Carlos Dias Torres, informou que todos os membros do diretório vão cooperar com a investigação. "O DA é responsável pela festa, mas não pelas fotos e pela divulgação", disse. Já existe ação na Justiça, proposta pelo DA, contra provedores que hospedam sites com as fotos. O diretório pede que as páginas sejam imediatamente retiradas da rede.
O problema, no entanto, não seria resolvido com a medida, já que há sites hospedados em outros países, como a Eslovênia, onde não valeria a ordem judicial.
Internautas já divulgaram as fotos diretamente de seus computadores, usando programas de compartilhamento de arquivos. Sites oportunistas, que nem sequer comentam o episódio, estão usando expressões como "fotos-festa-FGV" para aumentar seu número de acessos via mecanismos de busca.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Ginástica passiva: Vigilância libera sete tipos de aparelho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.