UOL


São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Tese de doutorado analisa desmaios

JULIO ABRAMCZYK

Popularmente conhecida como desmaio, a síndrome neurocardiogênica é um quadro clínico em que há perda de consciência e do tônus postural provocado por diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro. É comumente observada em pessoas que ficam por longo tempo em pé.
O tratamento melhora a qualidade de vida do paciente e diminui o risco de acidentes em atividades profissionais ou traumas no caso de quedas súbitas.
Entretanto, o tempo necessário de tratamento e sua interrupção ainda não estavam bem estabelecidos. Na semana passada foi aprovada na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) a tese de doutorado da médica Silvana Cardoso Bastos, que estudou o problema.
O estudo foi realizado no Ambulatório de Síncope do Incor (Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP), que avaliou o valor do teste de inclinação da maca (tilt-test) como indicativo de recorrência de síncope após a suspensão do tratamento.
A tese de Silvana Cardoso Bastos conclui que a maioria dos pacientes com indicação de tratamento para a síncope apresenta recorrência de sintomas após a suspensão do tratamento, a maior parte no primeiro ano de evolução, e que o tilt-test (exame introduzido em 1986 que reproduz as alterações fisiológicas que ocorrem durante a síncope) é bom para antecipar a evolução clínica.

40 ANOS

Faculdade da Santa Casa é homenageada
A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini, realiza amanhã, dia 29, às 19h30, sessão solene em homenagem ao 40º aniversário de fundação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ONCOLOGIA

Simpósio reúne residentes
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e o Centro de Oncologia Campinas promovem no dia 25 de outubro, em São Paulo, o 1º Simpósio Oncologistas Novos para Novos Oncologistas, dirigido aos residentes de oncologia clínica de todo o Brasil. Inscrições gratuitas (e-mail: zodiac@zodiac.com.br; site: www.oncologia.com.br).

ACUPUNTURA

Guarujá tem congresso em outubro
A médica Li Chun Huang, diretora de acupuntura do Hospital Geral de Pequim, participa de 30 de outubro a 2 de novembro, no Guarujá, do 1º Congresso Mundial de Integração da Acupuntura Médica, promovido pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura (tel. 0/xx/11/5572-1666). Além de Huang, participam outros convidados da China, assim como do Japão, dos Estados Unidos e da Argentina. Informações no site: www.amba.org.br/congresso.
E-mail - julio@uol.com.br

Texto Anterior: "Água parada fica podre; a gente também"
Próximo Texto: Entrevista: Prevenção ao alcoolismo no Brasil pode servir de modelo a outros países
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.