|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Marta libera para táxis corredor de ônibus exclusivo
DA REPORTAGEM LOCAL
A prefeita Marta Suplicy (PT)
decidiu liberar, a partir de sábado, o tráfego de táxis nos corredores exclusivos para ônibus.
A medida passa a vigorar na
véspera da eleição municipal,
em que a prefeita é candidata.
Táxis poderão rodar no corredor das 10h às 16h e das 21h às
5h, de segunda a sexta, a partir
das 10h, no sábado, e durante
todo o domingo. O uso só será
liberado a táxis com passageiros, com embarque e desembarque fora do canteiro central.
A medida, anunciada por
Marta há dez dias, em evento
com taxistas, e confirmada ontem pelo secretário de Transportes, Gerson Bittencourt, foi
criticada por especialistas.
Para Claudio Barbieri, professor do Departamento de Engenharia de Transporte da
USP, a queda na velocidade do
ônibus deve torná-lo menos
"atraentes". "Vários táxis reduzem o benefício ao usuário do
transporte coletivo."
Segundo ele, o problema será
maior das 10h às 16h, quando o
trânsito permanece "complicado". "Se não fosse ruim, não
precisaria liberar a faixa exclusiva [aos taxistas]."
Sergio Costa, vice-diretor do
Departamento de Transportes
do Instituto de Engenharia,
chamou a medida de "um passo atrás" na política da prefeitura de priorizar o transporte
coletivo. "Liberar a faixa exclusiva [de ônibus] para veículos
que levam apenas duas pessoas
vai contra a lógica do sistema."
"O benefício do corredor é
ser privativo para ônibus. Manteria o benefício", disse Roberto Scaringella, consultor de
transportes e diretor de Transportes da Associação Brasileira
de Engenharia Automotiva.
Scaringella diz não acreditar
que a medida beneficiará nem
mesmo taxistas. "Não vejo significativa melhora para o taxista. A operação de entrar e sair
do corredor pode afetar quem
vier atrás. E se o táxi quebrar?"
Municípios com corredores
para ônibus, como Curitiba e
Porto Alegre, e do corredor intermunicipal da Grande SP,
que engloba Diadema, São Bernardo e Santo André, não permitem circulação de táxis.
Para o secretário, porém, "a
partir de determinados horários, o Passa Rápido comporta
o uso por mais veículos". Bittencourt negou que a medida
tenha caráter eleitoral.
(VR)
Colaborou o "Agora"
Texto Anterior: Trânsito: Túnel da Cidade Jardim estréia sem filas Próximo Texto: Panorâmica - Disque DST/Aids: Serviço é mais usado por jovens de 20 a 29 anos Índice
|