São Paulo, terça-feira, 28 de setembro de 2004

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Marta libera para táxis corredor de ônibus exclusivo

DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeita Marta Suplicy (PT) decidiu liberar, a partir de sábado, o tráfego de táxis nos corredores exclusivos para ônibus. A medida passa a vigorar na véspera da eleição municipal, em que a prefeita é candidata.
Táxis poderão rodar no corredor das 10h às 16h e das 21h às 5h, de segunda a sexta, a partir das 10h, no sábado, e durante todo o domingo. O uso só será liberado a táxis com passageiros, com embarque e desembarque fora do canteiro central.
A medida, anunciada por Marta há dez dias, em evento com taxistas, e confirmada ontem pelo secretário de Transportes, Gerson Bittencourt, foi criticada por especialistas.
Para Claudio Barbieri, professor do Departamento de Engenharia de Transporte da USP, a queda na velocidade do ônibus deve torná-lo menos "atraentes". "Vários táxis reduzem o benefício ao usuário do transporte coletivo."
Segundo ele, o problema será maior das 10h às 16h, quando o trânsito permanece "complicado". "Se não fosse ruim, não precisaria liberar a faixa exclusiva [aos taxistas]."
Sergio Costa, vice-diretor do Departamento de Transportes do Instituto de Engenharia, chamou a medida de "um passo atrás" na política da prefeitura de priorizar o transporte coletivo. "Liberar a faixa exclusiva [de ônibus] para veículos que levam apenas duas pessoas vai contra a lógica do sistema."
"O benefício do corredor é ser privativo para ônibus. Manteria o benefício", disse Roberto Scaringella, consultor de transportes e diretor de Transportes da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.
Scaringella diz não acreditar que a medida beneficiará nem mesmo taxistas. "Não vejo significativa melhora para o taxista. A operação de entrar e sair do corredor pode afetar quem vier atrás. E se o táxi quebrar?"
Municípios com corredores para ônibus, como Curitiba e Porto Alegre, e do corredor intermunicipal da Grande SP, que engloba Diadema, São Bernardo e Santo André, não permitem circulação de táxis.
Para o secretário, porém, "a partir de determinados horários, o Passa Rápido comporta o uso por mais veículos". Bittencourt negou que a medida tenha caráter eleitoral. (VR)


Colaborou o "Agora"

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