São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estado ainda vive epidemia de homicídios

DE SÃO PAULO

O governo de São Paulo comemora o fim da epidemia de homicídios no Estado, mas não é bem assim.
O governo divulgou ontem que a taxa do trimestre foi de 8,86 crimes por 100 mil habitantes. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera epidemia um índice superior a dez homicídios por grupo de 100 mil habitantes por ano.
Como 2010 ainda não terminou, o correto é calcular a taxa considerando os últimos 12 meses, de forma a eliminar distorções sazonais -no fim do ano há mais crimes que no meio do ano, por exemplo.
Para chegar ao índice de 8,86, o governo projetou todos os trimestres do ano com os 937 crimes do terceiro trimestre, o que não ocorrerá, porque o terceiro trimestre é tradicionalmente o menos violento -a criminalidade cai no inverno.
Fazendo o cálculo correto, com a soma dos assassinatos nos últimos 12 meses, chega-se à conclusão que São Paulo tem índice de 10,36 homicídios por 100 mil habitantes e permanece em epidemia.
(EVANDRO SPINELLI E ROGÉRIO PAGNAN)


Texto Anterior: Número de assassinatos cai 13% em SP
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: "A Dilma" e "o Serra"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.