São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 2000

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MEC anuncia projetos para formação de docente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Paulo Renato Souza (Educação) anuncia hoje projetos do governo federal para ajudar Estados e municípios a melhorar a qualidade do ensino no país. As medidas deverão ser focadas na formação de professores.
Isso porque uma das conclusões do Ministério da Educação -e dos secretários estaduais que receberam as notas do Saeb- é que os professores não estão bem formados nem preparados para lidar com os novos estudantes.
"O professor não está preparado para lidar com um perfil tão heterogêneo de alunos", diz Maria Helena Castro, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas em Educação). "Só que temos de manter esses estudantes no sistema." Ela diz que Paulo Renato ficou muito impressionado com os dados do Saeb.
Mas se depender dos diretores das escolas, a formação dos professores não é o único problema. Segundo levantamento feito no Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico), a que a Folha teve acesso com exclusividade, o problema maior é a falta de recursos.
Dos diretores de escolas de 4ª série do ensino fundamental, 68,5% reclamaram de falta de recurso em algum período do ano. A maioria, 50,3%, disse que o problema não foi grave, mas existiu.
Nas escolas onde foi feita a prova de 8ª série, 74,9% dos diretores reclamaram da falta de dinheiro. Nas de 3º ano, o problema foi citado por 75,6% dos diretores.
Outro problema frequente é a falta de material pedagógico. A queixa é maior nos diretores de escolas de ensino médio. Cerca de 50% dos professores reclamaram da ausência de material, mesmo que 38% tenham declarado que não foi um problema sério. Nas escolas de ensino médio a falta de professor e de pessoal de apoio pedagógico, como coordenador e psicopedagogo, foram citadas por mais de 40% dos diretores.
Carlos Abicalil, presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), afirma que os problemas apontados na pesquisa são, ao lado da desvalorização do professor, as principais causas das médias baixas no Saeb. "Há problemas estruturais graves que ainda não foram resolvidos", diz. "Além disso, as matrículas aumentaram numa proporção muito maior que o aporte de recursos."
Os problemas apontados pelos diretores são, basicamente, dos sistemas estaduais de ensino, os responsáveis pela contratação de pessoal, compra de material e recursos para as escolas. Porém, Maria Helena diz que o governo federal já fez muito nessas áreas.
"Hoje temos o programa Dinheiro Direto na Escola em 75 mil escolas", cita. O programa repassa recursos para Associações de Pais e Mestres para ser usado na aquisição de material, pequenas reformas ou outras necessidades.
Maria Helena cita o programa do livro didático, que ainda não chega ao ensino médio, e a informatização de escolas, que está no começo. "O sistema só não piorou muito porque fizemos tudo isso."


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