São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defasagem é "indiscutível"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Segundo o presidente da Federação Nacional das Associações de Pais, João Luiz Faria Neto Júnior, a defasagem tecnológica e educacional do sistema de ensino particular é indiscutível. "Para que as escolas se tornem atrativas para os alunos, é necessário que haja um investimento alto. Os pais não podem pagar por isso, e os donos de escolas não querem cortar sua margem de lucro."
De acordo com Faria Neto, existe uma grande preocupação por parte das associações com a qualificação dos profissionais de ensino no Brasil. "Cada vez mais, existem menos incentivos para os professores continuarem no cargo. Os que têm mais experiência estão saindo, e os que chegam não estão tão preparados como deveriam", afirma.
Segundo a presidente das Associações de Pais e Alunos do Estado de São Paulo, Hebe Tolosa, mesmo nas escolas particulares, a defasagem tecnológica e educacional é perceptível. Para ela, o problema da qualidade de ensino não é novo, mas vem piorando há cerca de dois anos. Hebe afirma que os professores não são bem formados nas faculdades. Ela acredita que o sistema de avaliação é positivo, desde que haja um acompanhamento por parte do poder público. "É necessário que o governo tome uma atitude imediata. Quem mal se preparou mal vai preparar os outros", diz.


Texto Anterior: Má formação de professores é uma das explicações para desempenho
Próximo Texto: MEC anuncia projetos para formação de docente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.