São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital do Câncer faz campanha nacional para desmistificar doença

MELISSA DINIZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Hospital do Câncer, principal centro de pesquisa e prevenção à doença na América Latina, lançou ontem, Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma campanha que será veiculada em todo o país para tentar desmistificar a doença. A campanha é uma parceria do Hospital e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e faz parte de um programa de difusão que poderá durar até cinco anos.
De acordo com dados do Hospital do Câncer, que realiza 4.700 cirurgias por ano, 70% dos casos da doença poderiam ser evitados com mudanças de hábitos. O campeão de incidência é o câncer de pele: a estimativa é que apareçam 42 mil novos casos este ano - o que representa um aumento de cerca de 17% em relação ao ano passado.
Em seguida, vêm os casos de câncer de mama, com cerca de 29 mil casos estimados para este ano. A estimativa total do Inca (Instituto Nacional de Câncer) é que tenham surgido 285 mil novos casos de câncer no país neste ano.
Segundo o diretor do hospital, Daniel Deheinzelin, essa é a primeira vez que uma campanha dessa amplitude é realizada sem a participação do governo. Para o diretor, a campanha tem três objetivos principais: dizer que o câncer tem cura, incentivar o diagnóstico precoce e divulgar a importância da mudança de hábitos. "Mudanças simples como o controle da exposição a fatores de risco como tabaco, álcool e sol já seriam um grande avanço", diz.
Na primeira etapa da campanha, que está sendo produzida pela agência J.W. Thompson e terá a duração de 15 meses, serão veiculados dois filmes para televisão e cinema, três anúncios de mídia impressa, outdoors e spots de rádio. As propagandas pretendem associar o câncer a determinadas atitudes. Uma das cenas do vídeo mostra uma mulher tomando sol, na qual aparece a legenda "câncer de vaidade".
Segundo a coordenadora do projeto, Laís Pasqua, todos os profissionais e veículos de comunicação envolvidos estão trabalhando sem fins lucrativos.


Texto Anterior: Ação movida contra Philip Morris por fumante é mantida
Próximo Texto: Panorâmica: Nova reitoria da PUC-SP toma posse hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.