São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTURA ADMINISTRAÇÃO
Partido quer ajuda de peemedebistas para eleger José Eduardo Cardozo presidente da Casa
Petistas pedem a Quércia apoio na Câmara

GILMAR PENTEADO
JOÃO CARLOS SILVA


DA REPORTAGEM LOCAL

O PT procurou o ex-governador Orestes Quércia para tentar compor, com o PMDB, a Mesa Diretora da Câmara e para pedir apoio na votação do Orçamento do exercício de 2001.
A reunião, ocorrida na última sexta-feira, foi confirmada ontem por Quércia por meio do presidente municipal do PMDB, vereador Milton Leite. O PT negou, oficialmente, o encontro.
A reunião aconteceu no escritório de Quércia, no bairro do Brooklin (zona sul de SP), e contou com a presença de Rui Falcão -indicado para ocupar a Secretaria de Governo de Marta Suplicy (PT)- e Antônio Palocci, ex-presidente estadual do PT e prefeito eleito de Ribeirão Preto.
Em reunião que durou menos de uma hora, os petistas pediram a Quércia apoio ao líder da bancada do PT, José Eduardo Cardozo, que concorre à presidência da Câmara. O outro candidato é o vereador Roberto Tripoli (PSDB), que também corteja o PMDB.
Essa disputa envolve a decisão sobre qual partido estará no comando do Legislativo no ano que vem e o que ele poderá oferecer aos aliados para chegar ao poder.
O PMDB terá pelo menos seis vereadores em sua bancada a partir do ano que vem. Com eles, a base de apoio de Marta Suplicy (PT) teria maioria no Legislativo (mais de 28 dos 55 votos).
No encontro com Quércia, os petistas não falaram em uma taxa de remanejamento (possibilidade de redistribuir verbas do Orçamento sem consultar a Câmara), mas pediram apoio para "garantir a governabilidade" de Marta.
Segundo Milton Leite, Quércia ficou de estudar a proposta. Mas reuniões marcadas para hoje mostram que, se dependesse somente de Quércia, o PT teria o apoio dos peemedebistas.
A decisão dependerá das lideranças e da bancada do partido na Câmara. Quércia deve se encontrar hoje às 12h com os vereadores eleitos do partido.
Rui Falcão negou ontem que tenha se reunido com Quércia, mas não descartou que alguém do partido tenha participado do encontro. "Tanta gente no PT, como eu vou saber?", disse.
O vereador José Eduardo Cardozo também negou que tenha sido informado da reunião. Mas vereadores do PT e do PMDB, que não quiseram se identificar, também confirmaram o encontro.
A iniciativa do PT fortaleceu o "cacife" da bancada do PMDB na Câmara, que possui dez vereadores. O partido de Quércia também está conversando com o PSDB, que quer a presidência da Câmara e defende 1% de remanejamento.


Texto Anterior: Trânsito: Saiba como escapar do trânsito intenso na rua 25 de Março
Próximo Texto: Transporte: Futuro secretário quer peruas para transportar classes média e alta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.