São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco de sangue tem fila de doadores em Blumenau

Procura aumentou após campanha de incentivo à doação para vítimas das chuvas

Centro hemoterápico, que atende a 32 hospitais, ficou três dias sem funcionar e chegou a ter apenas 50 bolsas de sangue no estoque

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BLUMENAU

"Essa cidade funciona quando tem tragédia", diz a comerciante Regina Hoeltgebaum, 44, enquanto doa sangue no Centro Hemoterápico Blumenau. Em frente ao local, uma fila de pessoas aguarda pela vez de conseguir fazer o mesmo do que ela. Elas atendem a apelos feitos em rádios e TVs para que o estoque de sangue na cidade não se esgote.
"O povo de Blumenau sempre é muito solidário. Mas como desta vez nunca vi igual. Há pessoas ligando do Rio Grande do Sul e do Paraná para vir doar sangue", conta o médico Alysson Fabris, que trabalha no centro hemoterápico. Na quarta-feira, cem pessoas passaram pelo local. A mesma média de atendimento foi registrada até a tarde de ontem.
Pessoas como a comerciante Regina deixaram o trabalho de lado nos últimos dias apenas para ajudar outras mais necessitadas. Ao conversar com a reportagem, ela se emociona ao falar sobre a catástrofe que assola o Estado. "Não há ninguém aqui que não esteja vivendo essa tragédia", afirma.
Ao seu lado, também doando sangue, o motorista Cyro Pasta, 29, concorda com ela e diz estar ali "apenas por solidariedade". É a primeira vez que ele doa sangue. Um cunhado dele perdeu tudo na enchente e um primo de sua mãe morreu. "Não dá para não ajudar vendo o que está acontecendo aí fora."
Nas salas do hemocentro, há gente por todos os lados. Na fila em frente ao local, há distribuição de senhas aos doadores.

Preocupação
O centro hemoterápico, que por causa da chuva não teve como funcionar na segunda-feira, atende 32 hospitais da região e chegou a ter apenas cerca de 50 bolsas de sangue.
A captação de sangue ficou suspensa por três dias no centro hemoterápico. A situação melhorou um pouco a partir de terça-feira com a participação da comunidade, mas ainda não deixa de ser preocupante. O estoque de bolsas de sangue em Blumenau costuma ter entre 400 e 500 bolsas.
Com cerca de 150 bolsas de sangue no estoque, a previsão era de encerrar o dia com algo por volta de 300, diz Fabris, enquanto dá informações a mais pessoas que chegam ao local para ajudar os mais atingidos pela catástrofe no Estado.
O Centro Hemoterápico Blumenau é anexo ao Hospital Santa Isabel. Na manhã de ontem, cerca de 20 pessoas estavam no setor de emergência da unidade. Mesmo sem estar lotado, há racionamento de água e comida no local. Dos cerca de 250 leitos do hospital, 150 permanecem ocupados.


Texto Anterior: Estado prevê alta de 30% nos casos de leptospirose
Próximo Texto: Doações para ajudar SC passam de R$ 2 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.