São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito recriará a Secretaria da Segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito reeleito Gilberto Kassab (DEM) recriará a Secretaria da Segurança, extinta na gestão de José Serra (PSDB), e oferecerá hoje ao PV a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Também desmembrará a Secretaria de Planejamento para criar, a partir dela, a de Planejamento Urbano, e dará ao deputado democrata José Aristodemo Pinotti o comando de uma secretaria especial da Prefeitura.
Embora a atual Coordenadoria de Segurança ganhe status de secretaria, ela continuará sob o comando de Edsom Ortega.
Já a nova secretaria de Planejamento Urbano será ocupada por Miguel Luiz Bucalem, técnico que já integra a gestão e é da cota pessoal do prefeito. Com a divisão, a nova estrutura ficará responsável pelas políticas de ocupação do solo. O Orçamento ficará a cargo da pasta antiga.
Kassab se reúne com dirigentes do PV hoje, quando fará o convite para que o partido integre sua equipe.
As mudanças sugerem uma disposição de Kassab de "desidratar" a influência do PSDB em seu segundo mandato -em conversas, o prefeito argumenta, porém, que só está formalizando o que já acontece na prática.
Kassab já confirmou a criação de uma pasta exclusiva para fiscalização, a Secretaria de Controle Urbano, o que deve esvaziar, a médio prazo, a Coordenação de Subprefeituras.
Os atuais titulares do Planejamento, Manuelito Magalhães, e de Subprefeituras, Andrea Matarazzo, são tucanos. Os das novas pastas, Bucalem e Orlando Moraes, são do DEM. Manuelito e Matarazzo, homens de confiança do governador, ficaram na equipe de Kassab quando Serra deixou a prefeitura para disputar o governo, em 2006.
Reeleito com apoio tucano só no segundo turno, Kassab delegará mais poder a seus colegas de partido, como Moraes, Bucalem e Cláudio Lembo, recém-anunciado na pasta de Negócios Jurídicos.

Soninha
Em reunião anteontem com dirigentes do PPS, Kassab revelou seu desejo de ver a candidatada derrotada do partido à prefeitura, Soninha Francine, em uma subprefeitura no novo mandato.
O PPS pleiteava mais uma pasta, mas o prefeito afirmou que o espaço atual do partido é suficiente: ocupa uma secretaria, a de Serviços, e uma subprefeitura, a de Casa Verde. Os dirigentes querem, agora, negociar as condições com Soninha para que ela integre a administração. O subprefeito do partido, Marcos Gadelha, terá de sair.
(CATIA SEABRA, CONRADO CORSA LETTE e FÁBIO TAKAHASHI)


Texto Anterior: Base se une ao PT para impor derrota a Kassab na Câmara
Próximo Texto: Caso Thales: Mãe de rapaz morto critica desembargadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.