São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Índice

PATRIMÔNIO

Restauro, em Niterói (RJ), levou 8 meses

Fortaleza de Santa Cruz é reinaugurada

DA SUCURSAL DO RIO

Um dos principais patrimônios históricos do Estado do Rio de Janeiro, a Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói (RJ), foi reinaugurada ontem depois de oito meses de restauração.
Situada na baía da Guanabara, de frente para o Pão de Açúcar, a fortaleza é um dos mais importantes pontos turísticos do Estado e atrai cerca de 180 mil visitantes por ano.
A reforma custou R$ 806 mil e foi patrocinada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), sob orientação da Fundação Cultural do Exército, do Ministério da Cultura e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
As primeiras referências históricas à fortaleza indicam que sua construção foi iniciada em 1555, quando o conquistador francês Villegagnon invadiu o Rio. Em 1567, após a expulsão dos franceses, os portugueses tomaram conta da fortificação.
Nos séculos 17 e 18, a fortaleza foi ampliada. Em 1730, era a principal defesa do Rio, com 135 canhões, e até hoje abriga uma unidade do Exército.
Na reforma, foram feitas obras de conservação da fachada, pintura externa, impermeabilização e preservação de áreas cobertas, além de uma rede de esgotamento sanitário.


Texto Anterior: Chuva provoca lentidão apesar do rodízio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.