São Paulo, sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Borracha da Faber-Castell passará por análise

DA REDAÇÃO

A Anvisa vai analisar uma denúncia da Pro Teste (associação de defesa do consumidor) que diz que as borrachas TK Plast da Faber-Castell nas cores branca com capa azul e amarela com capa da mesma cor contêm alto grau de ftalato -substância que pode causar câncer.
Se constatada a presença em alto nível do componente, as borrachas serão recolhidas.
A Faber-Castell afirma que não utiliza mais o ftalato desde setembro de 2007.
Segundo a Pro Teste, a borracha contém 50 vezes mais ftalato -componente químico que dá maleabilidade ao plástico- que o permitido em alguns lugares da Europa, o que a fundação considera "inadmissível". "Estas borrachas têm de ser retiradas do mercado", afirma Maria Inês Dolci, coordenadora da Pro Teste.
A Faber-Castell diz que parou de usar o ftalato "como medida preventiva", já que "não existem estudos conclusivos sobre os riscos à saúde decorrentes do uso de ftalato".
A fabricante oferece um número de telefone (0800-7720025) para dúvidas ou troca do produto. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.faber-castell.com.br.
"Esta borracha é produzida há 30 anos e nunca foi registrado nenhum problema", afirmou Marcelo Tabacchi, diretor comercial da Faber-Castell.


Texto Anterior: Mortos por febre amarela sobem para 19
Próximo Texto: Presos mais três acusados de furto ao BC em Fortaleza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.