São Paulo, sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

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Anac pode interditar helipontos na avenida Paulista

A agência discute projeto para regulamentar o tráfego de helicópteros na região para diminuir o risco de acidentes

Segundo a Anac, há cruzamentos entre rampas de aproximação, linhas imaginárias que as aeronaves usam para pousar

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) discute com donos de helipontos da região da avenida Paulista, em São Paulo, um novo regulamento para pousos e decolagens de helicópteros. O processo poderá levar a agência a interditar helipontos na área.
O motivo é a existência de cruzamentos entre rampas de aproximação e entre rampas e prédios nos mais de 80 helipontos da região, local de tráfego intenso de helicópteros.
Rampa de aproximação é uma linha imaginária, horizontal e descendente que o piloto é obrigado a seguir para chegar a um heliponto.
A definição das rampas leva em conta obstáculos naturais e a direção do vento. Elas apontam o caminho mais seguro até o local de pouso.
Outros fatores de definição são a existência de helipontos próximos e a possibilidade de cruzamentos de rampas de aproximação.
Levantamento do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) verificou a ocorrência de cruzamento de rampas em mais de 80 helipontos da região da avenida Paulista. O órgão pediu à Anac uma solução para o problema.
A inexistência de cruzamento entre rampas de aproximação é condição necessária para que a Anac autorize a construção e o funcionamento de um heliponto.
Até o ano de 2000, quem atestava a ocorrência do problema era o DAC (Departamento de Aviação Civil), antecessor da Anac.
A partir de 2000, para acelerar as permissões de instalação dos helipontos, a responsabilidade passou para os engenheiros das obras.
Em 2006, o Decea iniciou inspeção nos projetos e constatou que, em parte deles, a existência do cruzamento das rampas de aproximação havia sido ignorada.
Segundo a Anac, os cruzamentos de rampas não representam risco de colisão. Mas há temor de que esse risco passe a existir com o aumento do número de helicópteros sobrevoando a região.
Dos 1.095 helicópteros registrados no Brasil, 470 estão no Estado -a maior frota dessas aeronaves no país.
"Todos os donos de helipontos da região foram informados sobre essas interferências [cruzamentos]. A Anac pediu que proponham uma nova rampa de descida. Estamos aguardando essas respostas para fazer uma proposta final, que será encaminhada ao Decea", disse o superintendente de Infra-Estrutura Aeroportuária da Anac, Anderson Correia.
De acordo com Correia, a nova disciplina de pousos deve estar pronta até julho. "Vai haver uma certa dificuldade para alguns helipontos. Em casos extremos, podemos fechar a operação [do heliponto]", disse.


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