UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OURO PRETO

Prefeita e três vereadores são afastados

THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A prefeita de Ouro Preto, Marisa Xavier (PDT), teve suspensos os direitos políticos na noite de ontem. A Câmara Municipal aprovou, por 12 votos a favor (a Casa tem 17 vereadores), a instalação de uma comissão processante para apuração de supostas irregularidades na prefeitura.
De acordo com a lei orgânica do município, o fato acarreta a suspensão dos direitos políticos do prefeito até o fim dos procedimentos de apuração, que devem durar 90 dias.
A comissão foi formada após denúncia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. O órgão acusa a administração da prefeita de ingerência no Legislativo, com compra de votos, e negligência na defesa do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Três vereadores também foram citados pelo sindicato e afastados; os suplentes tomaram posse ontem e participaram da votação. Procurada pela Agência Folha, Marisa Xavier não havia se manifestado até o fechamento desta edição.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, uma liminar expedida ontem invalidaria o afastamento dos vereadores. Os partidos de oposição alegam que a liminar chegou após a posse dos suplentes. A assessoria informou que a administração municipal irá entrar com recursos para que a prefeita retome suas funções.
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, visita hoje Ouro Preto. Ontem, em Congonhas (MG), ele defendeu a transferência para um abrigo climatizado do conjunto de profetas esculpidos no século 19 por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814).


Texto Anterior: Legislativo: Sem controle, Câmara pode ter perdido R$ 18,3 mi
Próximo Texto: Panorâmica - Segurança: Forças Armadas e PF patrulharão fronteiras
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.