São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colégio no RS é o melhor do Brasil, segundo Enem

DA AGÊNCIA FOLHA

A melhor escola pública convencional -que não é técnica, militar, de aplicação etc-, segundo a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), fica na pequena cidade gaúcha de São Domingos do Sul (246 km de Porto Alegre).
Com nota 60,61 (a máxima é 100), a Escola Estadual Frederico Benvegnu se destacou entre as públicas, mas ficou em 1.935º lugar no ranking geral do exame (9.124 foram avaliadas).
Única a oferecer ensino médio na cidade, que tem 2.854 habitantes, a escola distribui 140 alunos em turmas que variam de 12 a 33 pessoas. Segundo a diretora Leda Mezzomo, o desempenho "diferenciado" resulta da assiduidade de alunos e professores, que têm frequência "próxima a 100%".
Outro ponto positivo, segundo Mezzomo, é a formação específica do quadro docente, que investe na graduação e na pós-graduação.
"Neste ano, a principal dificuldade é conseguir professores suficientes. Estamos sem ninguém nas disciplinas de português e história. A professora de química chegou ontem, quase dois meses depois de as aulas começarem", disse.
Para amenizar o problema, duas professoras da escola estão ensinando português de forma voluntária e os horários de outras disciplinas foram estendidos para não deixar os alunos sem atividades, de acordo com a diretora.
Para o coordenador regional de educação de Passo Fundo, Milton Scipioni, responsável por São Domingos do Sul, o bom desempenho vem do engajamento das famílias dos alunos no processo educacional.
Isso alia-se à forte estrutura técnica da escola, que conta com 30 computadores e um laboratório científico.
(GUSTAVO HENNEMANN)


Texto Anterior: Escola técnica de SP tem nota semelhante à de particular
Próximo Texto: Colégio Santa Cruz é o melhor da zona oeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.