São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior nome do tango uruguaio morre aos 81

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O músico e compositor ítalo-uruguaio Donato Racciatti, uma das maiores personalidades do tango do Uruguai, morreu no sábado em Montevidéu aos 81 anos, vítima de parada cardíaca, segundo informaram seus familiares.
Racciatti, que desde a juventude se destacou como excelente instrumentista musical, estava internado havia duas semanas em um sanatório da capital com problemas no coração. No entanto, antes de ser hospitalizado, ele ainda comandava sua banda animando bailes de tango.
Racciatti nasceu na Itália, em uma localidade próxima a Roma, radicando-se no Uruguai ainda na infância. No final da década de 40, ele criou sua própria banda, gravando mais de 600 músicas, incluindo valsas e, principalmente, tangos, entre eles " Sem estrelas" e "Teu coração", além de outros ritmos típicos da América Latina.
Donato Racciatti e seu grupo musical fizeram várias excursões ao exterior, incluindo países onde o tango não é popular, como o Japão, onde era conhecido como "o embaixador do tango uruguaio." Ele também era reconhecido na maioria dos países latino-americanos, entre eles Brasil, Chile, Colômbia e Argentina -país onde o tango surgiu e se espalhou para outras regiões do mundo.
Não havia limites para o sucesso e a fama de Donato Racciatti. O músico representou seu país na cerimônia de inauguração da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, comprovando sua fama de músico internacional. Cultivou amizades com "lendas" do tango argentino, como Anibal Troilo, Francisco Canaro, Julio Korn e José Razzano.


Texto Anterior: Outro lado: Preço igual é coincidência, diz sindicato
Próximo Texto: Panorâmica: Polícia apreende 200 pássaros no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.