São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gás intoxica 19 pessoas em indústria no ABC

DO "AGORA"

Um erro operacional causou um vazamento de gás cloro na empresa Mahle Metal Leve e intoxicou 19 funcionários -17 da empresa e dois da DaimlerChrysler, ao lado-, na noite de anteontem, em São Bernardo do Campo (Grande ABC, em São Paulo).
As vítimas sofreram irritações no nariz e nos olhos, foram levadas ao pronto-socorro e liberadas ontem de manhã.
O vazamento aconteceu por volta das 21h, quando um funcionário jogou ácido clorídrico num tanque para limpeza de dejetos em vez de hipoclorito de sódio (espécie de água sanitária).
No tanque já havia hipoclorito de sódio. O contato entre os dois produtos -o hipoclorito e o ácido- causou uma reação química, gerando gás cloro, altamente tóxico e que, em altas concentrações, pode até matar.
De acordo com Valdir Pires, 40, diretor de recursos humanos da Metal Leve, os 300 funcionários que trabalhavam no local foram liberados.
O Corpo de Bombeiros foi chamado, e a Cetesb (agência ambiental do Estado de São Paulo) esteve na fábrica. A empresa deverá ser multada -ela ainda apura a responsável do acidente.


Texto Anterior: Ambiente: Atraso gera multa de R$ 12 mil/dia à Shell
Próximo Texto: Panorâmica - Saúde: Manaus pode ter surto de pneumonia atípica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.