São Paulo, Terça-feira, 29 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALÔ
Procon diz que vai multar operadoras que não divulgarem corretamente valores de interurbanos
Esconder novas tarifas deve dar multa

da Reportagem Local

O Procon (Fundação de Proteção ao Consumidor) de São Paulo informou que vai aplicar multas nas operadoras de telefonia no Estado, caso elas não divulguem corretamente os valores das ligações interurbanas a partir do sábado, quando entra em vigor o novo sistema de discagem no país.
Com a mudança, os usuários de telefones fixos (residencial ou público) podem escolher uma operadora. Eles serão obrigados a discar o número da empresa para realizar a ligação (zero + número da operadora + DDD da cidade, sem o zero, + telefone).
O Procon já encaminhou dois ofícios para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) cobrando uma ação contra operadoras que estão mantendo os preços sob sigilo como artifício para vencer a concorrência no Estado.
A Telefônica (número 15), a Ceterp (16 -Ribeirão Preto) e a Embratel (21) são as três operadoras de telefonia no Estado. A Anatel estipulou valores máximos para os serviços. Mas as empresas podem reduzir livremente os preços das tarifas interurbanas, realizando promoções em determinados horário ou dias da semana.
Segundo regulamentação da Anatel, as operadoras são obrigadas a divulgar a sua tabela de preços 48 horas antes da implantação do novo sistema de discagem.
"Estamos a cinco dias da mudança e o consumidor não está sendo informado do que interessa. Sem informações sobre as vantagens e os preços de cada operadora, as pessoas não podem escolher", disse a diretora da Procon, Maria Inês Fornazaro.
Segundo Maria Inês, o valor da possível multa ainda não foi determinado.
O Procon de São Paulo também cobrou da Anatel uma mudança no formato das peças publicitárias da Telefônica e da Embratel. Segundo o órgão, elas não deixam claro que o consumidor tem as duas opções (15 e 21) para fazer ligações dentro do Estado.

Desconto
A Telefônica informou ontem que respeitará o prazo determinado pela Anatel e deve divulgar na quinta-feira os valores das tarifas. Segundo a empresa, os consumidores também poderão obter a informação pelo 0800-15-0800.
Até agora, a Telefônica anunciou apenas descontos que serão oferecidos às empresas, que podem variar de 15% a 25% para discagem interurbana dentro do Estado. Quanto maior o valor da conta (acima de R$ 3.000), maior será o desconto (25%).
A Embratel informou que já publicou sua tabela de preços e afirmou que os valores vão cair com a concorrência.


Texto Anterior: TJ decide levar coronel a júri popular
Próximo Texto: Telefone 0800 esclarece dúvidas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.