São Paulo, sábado, 29 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPERAÇÃO VIADUTO
Braço direito do prefeito de SP, Faria de Sá diz que alguns moradores de rua vivem como subcidadãos
"Eles são párias da sociedade", diz secretário

DA REPORTAGEM LOCAL

Braço direito do prefeito Celso Pitta e secretário municipal de Governo, Arnaldo Faria de Sá, disse ontem que alguns dos moradores de rua que vivem embaixo dos viadutos são "párias (excluídos) da sociedade".
"Eles vivem em condição de subcidadãos, não aceitam ir para os albergues. Alguns deles são párias da sociedade, dormem com cachorros. Sei que estou colocando a mão em cumbuca, mas o apoio tem sido maior do que as críticas e alguém precisava mexer numa situação crítica como essa."
A "Operação Viaduto" começou na semana passada com o confisco de bens das pessoas que vivem nesses locais. O promotor da Cidadania Fernando Capez decidiu instaurar inquérito civil público para apurar a conduta.
A Secretaria de Vias Públicas fez um levantamento dos viadutos da cidade em que existem pessoas morando e concluiu que eles são mais de 50. Mas, de acordo com Faria de Sá, são 43 os que estão em situação mais crítica, representando risco de incêndio.
Segundo Faria de Sá, a vistoria nos viadutos está sendo atualizada nesta semana e o número pode aumentar. Ele diz que madeira, papelão e bujão de gás são os materiais inflamáveis encontrados frequentemente nos viadutos.
"Esses materiais são um risco para a ocorrência de incêndios e consequentemente podem comprometer a estabilidade dos viadutos causando grandes problemas para a população", disse.
Apesar da operação, nos últimos dois dias, nenhuma família foi retirada de viadutos. Segundo Faria de Sá, a estratégia da operação só foi definida ontem. Outras operações, como a que prevê o fechamento de bares a partir da 1h e a retirada de ambulantes, serão estendidas para toda a cidade.



Texto Anterior: Panorâmica: Governo reajusta na terça-feira pedágio da Dutra e da ponte Rio-Niterói
Próximo Texto: Prefeitura deve detalhar projeto de loteamento na segunda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.