São Paulo, domingo, 29 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça decreta prisão de PMs por extorsão

Os dois policiais militares são acusados de extorquir grupo de policiais americanos que passava férias no Rio de Janeiro

Outros três policiais também foram presos no Rio de Janeiro acusados de transportarem seis quilos de cocaína para traficantes

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

A Justiça decretou anteontem a prisão preventiva dos PMs Anderson de Souza Trindade e Ulisses Peixoto da Costa, acusados de extorquir dois policiais norte-americanos que passavam as férias no Rio. Os policiais militares já estavam presos administrativamente.
O pedido de prisão havia sido encaminhado ao Ministério Público pelo delegado Fernando Velloso, da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deat), que vê forte indícios de participação dos dois no crime. Os policiais foram indiciados por extorsão qualificada, crime que prevê pena de até 22 anos de prisão. O caso ocorreu na madrugada de quarta.
Os policiais americanos afirmam terem sido obrigados a entregar o equivalente a US$ 1.400 e um iPod. Os PMs teriam procurado drogas com eles e não acharam, mas mesmo assim teriam exigido dinheiro em troca da liberdade dos dois.
Segundo o relato feito pelas vítimas, os policiais militares haviam ameaçado prendê-los porque um deles portava um canivete -prática legal no país.
Um dos turistas disse na delegacia que, enquanto o colega foi buscar dinheiro no quarto em que estavam hospedados, os PMs o teriam ameaçado.
Velloso afirmou ainda que, a partir da prisão dos dois, será possível investigar o envolvimento deles em outros casos de extorsão. Os policias estão presos preventivamente no 23º BPM (Leblon). A reportagem não teve acesso à defesa dos PMs.

Tráfico
Três PMs acusados de transportarem seis quilos de cocaína para traficantes foram presos anteontem no Engenho Novo, na zona norte do Rio. Eles foram detidos com a droga escondida numa mochila.
Na operação, um suposto traficante também foi preso. Segundo a polícia, Luiz Cláudio Alves Alceno, terceiro sargento do 14º BPM (Bangu), Fábio Luiz Maral da Silva e Alexander Machado de Oliveira, soldados do 3º BPM (Méier), foram abordados quando tentavam transportar a droga para o morro de São João, na Vila Kennedy, zona oeste do Rio.
Os três PMs estavam à paisana dentro de um carro ao lado do suposto traficante Wanderson Campos da Silva.

Complexo da Maré
Agentes da 96ª Delegacia de Polícia (Miguel Pereira a 120 km do Rio) prenderam dois chefes do tráfico de favelas rivais do complexo da Maré. Foram presos Diogo de Moura Rezende, o Diogo Gordo, da favela Parque União, controlada pelo CV (Comando Vermelho), e João Paulo Garcia dos Santos, o JP, da Vila dos Pinheiros, sob o comando da facção ADA (Amigos dos Amigos).
Os dois estavam na mesma casa, em Paty do Alferes, região serrana do Rio. Junto com eles, também foi detido o pastor Ronaldo Pinheiro Ribeiro, o Roy. Ele seria ligado ao pastor Marcos Pereira da Silva, líder da Assembléia de Deus dos Últimos Dias. Os policiais também prenderam a mulher do pastor.


Texto Anterior: Manifestação: Passeata de apoio segue até o acidente
Próximo Texto: PMs são presos por roubo de caixa eletrônico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.