São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO

Denatran orienta órgãos estaduais e municipais a fazerem campanha educativa antes da aplicação de multa de R$ 85,13

Fone e viva-voz para celular estão proibidos

Juca Varella/Folha Imagem
O motorista de táxi Wagner João Wczassek utiliza fone de ouvido para falar ao celular, o que será proibido a partir de hoje no país


FERNANDA NARDELLI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O uso de telefone celular pelos motoristas no trânsito está totalmente proibido. A partir de hoje, estão proibidos o uso de fone de ouvido acoplado aos aparelhos celulares e sistemas de viva-voz, antes tolerados.
A multa prevista para a infração é de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de motorista.
A decisão foi tomada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) com base em estudos feitos pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), que recomenda "nunca utilizar o celular dirigindo, mesmo utilizando os artifícios legais". A medida será publicada em portaria no "Diário Oficial" da União.
A recomendação do Denatran, no entanto, é que os Detrans e órgãos municipais de trânsito realizem campanha educativa antes de iniciar a aplicação das multas.
Segundo a diretora do Denatran, Rosa Cunha, o problema do uso do celular ao volante é o desvio da atenção do motorista, e não a limitação dos movimentos.
De acordo com a diretora, a atenção desviada pelo celular é maior do que se o motorista estivesse conversando com um passageiro. "A pessoa ao lado está envolvida no ambiente do trânsito. Ela pára de falar, por exemplo, se o motorista der uma freada."
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o uso de um fone de ouvido pelo motorista é permitido apenas para ouvir música ou rádio.
O Denatran recomenda que o motorista deixe o celular no módulo silencioso ou entregue para um passageiro atender.
"A idéia não é ir contra o avanço tecnológico do celular, que é fantástico. Mas a pessoa só não deve usá-lo enquanto dirige", disse a diretora do Denatran.
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), órgão normativo, ligado ao Ministério da Justiça, escolheu como tema educativo deste ano "Celular. Não fale em trânsito". Com isso o conselho espera reduzir o número de infrações por uso do telefone celular pelos motoristas, que já aumentou cerca de 85% em todo o país neste ano em relação a 2001.


Próximo Texto: Motorista acha medida rigorosa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.