São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002

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CET bate recorde de carros guinchados

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

A quantidade de veículos guinchados em São Paulo por estacionamento irregular bateu recorde no mês passado, quando a CET fez 1.460 remoções -63 por dia útil-, 288% a mais do que a média mensal de 2001 e 359% a mais do que a média dos três primeiros meses deste ano.
O motivo para a explosão dos casos são as regras da contratação feita pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) com a Marthas Serviços Gerais, que começou a vigorar em abril. Ela estabeleceu, no prazo de 90 dias, a ampliação de 15 para 35 do número de guinchos -alta de 133%- e mudanças na forma de remuneração da prestadora do serviço.
A antiga responsável pelas remoções, a Profilm, cujos donos são os mesmos da Marthas, recebia do poder público um valor fixo mensal, de R$ 6.000, pela disponibilização de cada guincho.
No novo contrato, a Marthas passou a receber de acordo com a quantidade de veículos guinchados -R$ 194 por unidade. O modelo é adotado em outros municípios, mas, conforme publicou a Folha em abril, os preços pagos na capital paulista são 288% superiores aos do Rio de Janeiro.
Essa remuneração elevou a produtividade dos guinchos contratados pela CET. Em 2001, cada guincho fazia, em média, 25 remoções por mês. No primeiro trimestre deste ano, o índice era de 21. Em julho, quando todos os 35 veículos foram disponibilizados, a média dobrou, saltando para 42.
Antonio Luiz Pavão de Farias, gerente de suporte da CET, considera que a elevação do número de veículos guinchados é justificada pela "demanda reprimida" existente. Ele diz que não havia condições de atendê-la por dois motivos: número limitado de guinchos e lotação dos pátios.
Pavão de Farias descarta a ingerência da prestadora do serviço. "As remoções são determinadas por iniciativa dos operadores da CET." No novo contrato, a Marthas também ficou responsável por oferecer quatro pátios para abrigar veículos. A diária de R$ 16 fica com a empresa.
Na licitação, não houve disputa de preços. A Marthas, que ofereceu R$ 194 por remoção, só R$ 1 abaixo do limite dos editais, foi a única que atendeu às exigências da CET, das 11 empresas que manifestaram interesse. Só ela tinha um equipamento para remoções laterais -que não é exigido no restante do país.
Os veículos guinchados podem ser leiloados pela prefeitura caso não sejam retirados dos pátios após 90 dias. O primeiro leilão, de 378 veículos, será feito amanhã.


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