São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 2006

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Consumo

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Consumidor se queixa de anuidade em cartão de crédito

DA REPORTAGEM LOCAL

Enoch Alexandre da Silva Dourado conta que adquiriu um financiamento pelo Itaú de um carro usado, mas que depois teve problemas com o banco.
Ao fazer contato com a administradora do financiamento, foi informado em uma gravação de que estava disponível para ele um cartão de crédito (Itaú Eletrônico), cuja primeira anuidade não precisaria ser paga.
"Como todo brasileiro, não resisti, adquiri um cartão, só que, para minha surpresa, na primeira fatura lá estava a anuidade parcelada em oito vezes. Liguei para a administradora do cartão, informei que não era correntista do banco e questionei os motivos da cobrança."
Enoch Alexandre da Silva Dourado afirma ter recebido um comunicado dizendo para ignorar a cobrança, que seria indevida.
"Em um primeiro momento, parecia tudo resolvido. Só que continua vindo. Se não pago, os juros são embutidos. Se não pago, meu nome vai para o SPC [Serviço de Proteção ao Crédito]", diz o leitor.

Resposta: A Itaucard Financeira informa que uma analista da área de qualidade contatou o cliente e "esclareceu os procedimentos adotados para resolver satisfatoriamente a questão". A empresa pede desculpas pela cobrança indevida da anuidade referente ao cartão de crédito. Informa ainda que efetuou o crédito de R$ 10,48 referente à anuidade e já providenciou a inibição das demais parcelas.

LEITOR RECLAMA DE CANOS DE COBRE FURADOS
Vilson Manfrinati reclama dos canos de cobre da Elume, afirmando que, apesar de serem mais caros, causaram diversos problemas. "Passados dois anos na casa "quase" nova, depois de muitos canos furados, ela ficou irreconhecível, com tetos e paredes internas e externas manchadas, pisos de carpete e de madeira mofados, pisos e revestimentos de cerâmica quebrados para remover os malditos canos, entre muitos outros problemas." O consumidor também reclama da falta de pessoal preparado para atender o consumidor.

Resposta: A empresa afirma que Manfrinati foi "prontamente" atendido e que parte das despesas incorridas pelo consumidor foram ressarcidas. O cliente autorizou a realização de perícia para a solução dos problemas.

SUBMARINO ATRASA ENTREGA, DIZ USUÁRIO
Roberto Amaral Ogando afirma que, ao efetuar uma compra, não foi informado pelo site Submarino de que o pagamento via Itaú Shopline excede o prazo estipulado previamente de um dia útil. "Minha decepção ao chegar à noite em casa e não encontrar o produto comprado e pago imediatamente na noite anterior foi muito grande. Ainda acho um cúmulo a central de atendimento não estar disponível 24 horas por dia."

Resposta: O Submarino esclarece que é procedimento padrão aguardar a confirmação de pagamento pela instituição bancária. "No caso do Shopline Itaú, o sistema confirma em até um dia útil. O produto foi liberado após o recebimento da notificação, dentro do prazo indicado no site. O atraso na entrega ocorreu por equívoco da transportadora."


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