São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2010

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SP projeta tarifa de ônibus para
R$ 2,90

Valor, ainda não definido, é usado como referência na elaboração do Orçamento de 2011 pela gestão Kassab

Subsídio, destinado a compensar gratuidades e renovar a frota, cairá de R$ 660 milhões para R$ 600 milhões

JOSÉ BENEDITO DA SILVA
ALENCAR IZIDORO

DE SÃO PAULO

A gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) projeta para janeiro de 2011 passagem de ônibus de R$ 2,90, ante os atuais R$ 2,70 -se confirmado, o reajuste, de 7,4%, tende a ficar acima da inflação, que deve fechar o ano em torno de 5%.
Segundo o governo, o novo valor da tarifa, ainda não definido, foi utilizado apenas como referência para elaborar o Orçamento da cidade para 2011, que deve ser entregue à Câmara até amanhã.
Kassab prevê repassar R$ 600 milhões em subsídio às empresas de ônibus -menos que neste ano, quando deverá transferir R$ 660 milhões. O valor compensa benefícios (desconto de 50% para estudantes e gratuidade de passagem para idosos) e estimula a renovação da frota.
Em 2010, afirma a SPTrans, foram repassados até agora R$ 210 milhões para cobrir esses benefícios e R$ 270 milhões para substituir 9.000 veículos da frota de 15 mil (60%).
Segundo o secretário do Planejamento, Rubens Chammas, para definir o subsídio às empresas, foi preciso usar um valor de referência para a tarifa, que ficou em R$ 2,90. "Mas ele pode não ser esse", ressalva.
Em nota, a SPTrans disse que, "neste momento, não há estudos para o cálculo da correção nem grupo dedicado ao tema" no governo.

INFLAÇÃO
No último reajuste, em janeiro deste ano, a alta também superou a inflação oficial. Na época, a tarifa estava sem reajuste havia três anos -o aumento de 17,4% ficou pouco acima do IPCA/IBGE do período, que foi de 16%.
Dentre as capitais brasileiras, a passagem em São Paulo era a mais alta ao menos até julho deste ano, data do último levantamento da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
Mas os passageiros podem fazer baldeações gratuitas por meio do bilhete único. Diferentemente de anos anteriores, a tarifa de ônibus hoje supera a do metrô (R$ 2,65).

PRIMEIRO MANDATO
Se confirmado, o reajuste reverte a política do prefeito em seu primeiro mandato de congelamento da tarifa por mais de três anos.
Um impacto direto, na ocasião, foi a explosão de subsídios, que dobraram no intervalo de dois anos, ultrapassando a marca de R$ 800 milhões ao longo de 2009.


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