São Paulo, terça, 29 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mãe jovem estuda menos

da Sucursal do Rio

Uma das principais características das mães adolescentes é o abandono da escola. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 1996, 69,72% das mães abaixo de 20 anos não tinham completado o primeiro grau.
"Normalmente, elas são de classe social mais baixa. Pelo menos, as que chegam até o nosso conhecimento. É preciso que essas jovens tenham mais oportunidades, mais projetos", diz a gerente do programa de saúde do adolescente da secretaria, Viviane Manso Castello Branco.
Os dados obtidos pelo programa indicam também que, comparados com os filhos de mulheres de 20 a 39 anos, os filhos de adolescentes são mais afetados por problemas como baixo peso, prematuridade e asfixia. São de filhos de adolescentes 20,8% dos óbitos neonatais precoces (até 7 dias de vida). Segundo os dados iniciais obtidos pela secretaria, a mortalidade não se deve exclusivamente a problemas de saúde das mães adolescentes, mas à falta de apoio social e à dificuldade de acompanhamento da gestação. (FE)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.