São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

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Aumento da frota no interior afeta o trânsito na capital, dizem especialistas

RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL

A 31ª colocação no ranking de habitantes por veículo diz pouco sobre a qualidade do trânsito da capital, segundo especialistas ouvidos pela Folha.
Sobretudo por dois motivos: primeiro, porque boa parte dos carros cadastrados em outras cidades circulam com freqüência em São Paulo, que atrai viagens por ser o principal pólo econômico do Estado.
Segundo, porque a distribuição da circulação dessa frota dentro da cidade está longe de ser homogênea -ou seja, há várias "São Paulo" diferentes dentro da mesma cidade.
Para o consultor independente em planejamento de transportes Vernon Kohl, o crescimento acelerado da frota no interior tem influência direta no trânsito da capital.
"Provavelmente a frota que circula é muito maior que a cadastrada." Ele observa ainda que, "subdividindo a cidade, algumas regiões têm praticamente um carro por pessoa".
O ex-técnico da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) Flamínio Fichmann concorda. "São Paulo é muito grande, mas os pólos que concentram a circulação de veículos, como centro, Lapa, Pinheiros (zona oeste), Santo Amaro (sul) e Penha (leste), são poucos. O dado mascara as particularidades", afirma o consultor.
Para o ex-secretário dos Transportes Metropolitanos Cláudio de Senna Frederico, o modelo urbano das cidades do interior -"espalhadas" e "sem congestionamentos"-, associado à tendência de aumento do poder aquisitivo nos últimos anos, favoreceu a compra de veículos mais acentuada em muitas cidades do interior.
Apesar da queda no ranking, a frota cresceu mais que a população nos últimos anos. Em 2004, eram 2,4 habitantes por veículo; hoje, são 2 por carro.


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