São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruth Cardoso alerta para o risco de contrair câncer de pele

DA REPORTAGEM LOCAL

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou ontem, pelo segundo ano, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. A primeira-dama Ruth Cardoso aparece num vídeo de prevenção chamando a atenção para a doença.
"Com cuidados simples, podemos evitar o desenvolvimento dessa doença", diz Ruth. "É preciso evitar o excesso de sol, procurando observar sinais de alterações na pele, como feridas que não cicatrizam e pintas que mudam de tamanho ou cor."
No próximo sábado, a sociedade instalará centenas de postos em todo o país, oferecendo exames gratuitos a todos. No ano passado, 17 mil pessoas foram atendidas. Neste ano, estão sendo esperadas 30 mil.
O câncer de pele, embora seja um dos menos letais, é o que mais cresce e o que apresenta o maior número de casos no país. Oficialmente, são cerca de 100 mil novos casos por ano, mas a própria sociedade estima que a incidência possa ser duas vezes maior.
"É preciso chamar a atenção para a gravidade do câncer de pele", diz Bernardo Gontijo, presidente da Sociedade de Dermatologia.
Num país de sol o ano todo e onde se valoriza muito o bronzeamento da pele, os médicos concordam que os alertas contra o câncer dermatológico nem sempre são ouvidos. O fato de ser mais facilmente curado também incentiva o descuido.


Texto Anterior: Internet barateia as teleoperações
Próximo Texto: Urbanidade - Gilberto Dimenstein: Pobre Morumbi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.