São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet barateia as teleoperações

DA REPORTAGEM LOCAL

Centenas de médicos, em cerca de dez pontos diferentes do país, acompanharam ontem a implantação de uma prótese na aorta do coração de Marlon Cesar Segobria, 28. A cirurgia foi conduzida pelo médico Adib Jatene, no Hospital do Coração.
Não há nada de novo nas cirurgias transmitidas e monitoradas à distância com os recursos da teleconferência. A novidade no procedimento de ontem está no emprego da Internet com banda de conexão baixa, apenas duas vezes superior àquela utilizada convencionalmente. A banda define a velocidade e quantidade das informações. "Qualquer instituição, e mesmo qualquer profissional em sua casa, com um custo mensal inferior a R$ 80, já pode acompanhar uma teleconferência", disse Roberto Botelho, diretor do Instituto do Coração do Triângulo Mineiro, de Uberlândia.
A transmissão fez parte do Telemed-2000, Congresso Internacional de Telemedicina que está acontecendo em São Paulo. A cirurgia foi acompanhada por centros de oito diferentes cidades do país, além de hospitais em São Paulo. Vários outros exemplos de telemedicina, de diagnósticos a cirurgias monitoradas por profissionais em diferentes locais, estão sendo mostrados no congresso.


Texto Anterior: 5 mil estão com a doença no Pará
Próximo Texto: Ruth Cardoso alerta para o risco de contrair câncer de pele
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.