UOL


São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO

Acervo arquitetônico art déco de Goiânia tem tombamento oficializado
O Ministério da Cultura oficializou nesta semana o tombamento federal do acervo arquitetônico e urbanístico art déco de Goiânia. A medida prevê a preservação dos traçados urbanos originais do centro de Goiânia e do núcleo pioneiro do bairro de Campinas, além de 22 prédios e monumentos públicos.
A portaria nš 507 foi publicada no "Diário Oficial" da União no dia 24. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) já havia aprovado o tombamento provisório das áreas no final de 2002.
A documentação usada para embasar o pedido à presidência do instituto, em agosto de 2002, se baseou no dossiê "Goiânia Art Déco Acervo Arquitetônico e Urbanístico" -realizado por pesquisadores e profissionais de entidades públicas e ONGs.
Entre os prédios tombados estão o Palácio das Esmeraldas, sede do governo do Estado, as fontes luminosas e o Liceu de Goiânia. (DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Contrabando: Foguetes argentinos de uso meteorológico são apreendidos em Foz do Iguaçu
Próximo Texto: Rio de Janeiro: Árvore de Natal será inaugurada hoje na lagoa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.