São Paulo, domingo, 29 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA
Tese revela que só 28,86% praticam esporte frequentemente
Estudo mostra que maioria dos
calouros da Unicamp é sedentária

da Folha Campinas

A maioria dos estudantes que ingressam na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), os "calouros", é sedentária ou pratica exercícios em dose insuficiente.
Tese da pós-graduanda Marcy Garcia, da Faculdade de Educação Física da Unicamp, mostra que o volume de "sedentários" na universidade corresponde a 70,8% do total de estudantes.
O levantamento aponta que, deles, 37,87% são completamente sedentários (não praticam atividades físicas) e outros 32,93% são considerados intermediários, ou seja, praticam uma ou duas atividades físicas semanalmente. A maioria diz que não faz exercícios por falta de tempo.
De acordo com a pesquisa, apenas 28,86% dos alunos que entram na Unicamp são ativos, ou seja, realizam exercícios três ou mais vezes por semana.
O levantamento foi feito com 246 estudantes de um universo de 723 calouros -137 homens e 109 mulheres. O trabalho foi concluído este mês.
Segundo a professora, a prática de atividades físicas pode contribuir para reduzir a ansiedade e a tensão dos estudantes, inclusive para as provas do vestibular.
O levantamento aponta também os possíveis problemas que os estudantes podem sofrer por não fazer exercícios na época do vestibular, como o desequilíbrio emocional e fisiológico, que implica na diminuição do desempenho do coração, hipertensão e estresse.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.