UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Defesa Civil adotou a medida após as chuvas provocarem deslizamentos de terra em uma encosta na região de Alphaville

Cinco casas são interditadas em condomínio

LUIS RENATO STRAUSS
DA REPORTAGEM LOCAL

Cinco casas do condomínio Scenic, na região de Alphaville, em Santana de Parnaíba (Grande SP), foram interditadas ontem pela Defesa Civil. As casas ficam ao lado de uma encosta onde ocorreram deslizamentos provocados pela chuva de anteontem.
A terra chegou à área dos fundos da casa do advogado Hebert Gomes Junior, 38. "Consegui apenas cochilar à noite, pois tinha que ficar atento." Ele mora com dois filhos, uma tia-avó de 70 anos e sua mulher. Já Kátia Toro Fortino, 32, admitiu estar com medo de que sua casa seja soterrada.
Os moradores foram notificados. Se a situação se agravar, as casas serão desocupadas. Ontem, uma família deixou o local. Para a incorporadora FAL 2, responsável pelas obras do condomínio, as casas não correm risco.
Em São Paulo, a Secretaria de Assistência Social, segundo sua assessoria, atendeu 587 pessoas desabrigadas por conta da chuva de 1º a 24 deste mês -62 estão em alojamentos ou abrigos da prefeitura; os demais voltaram para suas casas ou estão com parentes.
Ontem, três barracos foram destruídos, uma casa desabou e outra caiu após um deslizamento na zona sul da cidade. Em Mauá, um deslizamento atingiu dois barracos. Moradores deixaram suas casas no morro do Macuco.
Já em Taboão da Serra (Grande SP), onde houve desabamento, moradores recusam-se a deixar as casas, mesmo após sete pessoas da mesma família terem morrido anteontem. "Vou levar minhas coisas para onde?", diz o feirante José Mario Santana, 28. Cerca de 500 pessoas foram notificadas de que estão em áreas de risco.


Colaborou o "Agora"


Texto Anterior: Mortes em todo o país chegam a 95 neste ano
Próximo Texto: "Fiquei com lama até o peito"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.